Segundo a DGS a utilização da internet deve ser acompanhada pelas famílias e principais cuidadores e equilibrada com atividade física, contacto com a natureza, relações interpessoais “cara a cara” de qualidade e momentos de descanso sem interferências.
Fotografia: Shutterstock

O Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), em colaboração com o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, ambos da Direção-Geral da Saúde (DGS), assinalaram este mês o Dia da Internet Mais Segura (8 de fevereiro). 

“Numa era em que o mundo digital faz, cada vez mais, parte do dia a dia das famílias, a internet é uma ferramenta essencial para a sociedade”, anuncia o comunicado.

Neste sentido, a DGS considera importante “garantir às famílias o acesso a estratégias para educarem e fazerem a melhor gestão possível das tecnologias à sua disposição, de forma a atenuar os potenciais riscos de saúde e a promover o uso adequado dos mesmos.”

Aconselhada limitação do uso dos ecrãs e dos media

De acordo com a DGS, as recomendações estão relacionadas com a limitação do uso dos ecrãs e dos media, em consenso com a criança/adolescente, no tempo, no espaço e relativamente a conteúdos adequados para a idade. 

Além disso, a DGS aconselha que a utilização da internet deve ser acompanhada pelas famílias e principais cuidadores/as e equilibrada com:

  • atividade física
  • contacto com a natureza
  • relações interpessoais “cara a cara” de qualidade
  • momentos de descanso sem interferências. 
Fonte: DGS