O Centro Internet Segura alerta que a massificação da internet desencadeia cada vez mais riscos online especialmente para os mais novos.
Os pais devem saber orientar os filhos para uma utilização segura da internet de forma a prevenir comportamentos online que possam colocar em causa a segurança das crianças e dos jovens.
Com base nos recursos disponibilizados pelo Centro Internet Segura, fique com algumas estratégias para orientar o seu filho a fazer uma utilização mais segura da rede:
- Navegar em sites seguros (na barra de endereço deve conter https:// e visualizar um cadeado).
- Não partilhar as palavras-passe com outras pessoas;
- Não dar qualquer informação pessoal ou íntima;
- Guardar os registos de todas as mensagens recebidas;
- Aceitar apenas os pedidos de utilizadores que conhece pessoalmente;
- Não se encontrar com utilizadores que acabou de conhecer nas redes sociais;
- Não publicar informações relacionadas com outros utilizadores.
Linha Internet Segura 800 219 090
O Centro Internet Segura pretende dar esclarecimento e apoio ao cidadão, para uma utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas.
A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis das 9h00 às 21h00. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura.
Também está acessível através de formulário pedido de esclarecimento ou correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).
A linha disponibiliza ainda um serviço de denúncia de conteúdos ilegais online, a saber: Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência.
Para tal basta preencher o formulário Denunciar Conteúdo Ilegal, contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).
Mais informação: Centro Internet Segura