Fique com conselhos para orientar o seu filho a fazer uma utilização mais segura da internet e a prevenir alguns dos principais perigos online.
Ana Margarida Marques

O Centro Internet Segura alerta que a massificação da internet desencadeia cada vez mais riscos online especialmente para os mais novos.

Os pais devem saber orientar os filhos para uma utilização segura da internet de forma a prevenir comportamentos online que possam colocar em causa a segurança das crianças e dos jovens.

Com base nos recursos disponibilizados pelo Centro Internet Segura, fique com algumas estratégias para orientar o seu filho a fazer uma utilização mais segura da rede:

  • Navegar em sites seguros (na barra de endereço deve conter https:// e visualizar um cadeado).
  • Não partilhar as palavras-passe com outras pessoas;
  • Não dar qualquer informação pessoal ou íntima;
  • Guardar os registos de todas as mensagens recebidas;
  •  Aceitar apenas os pedidos de utilizadores que conhece pessoalmente;
  • Não se encontrar com utilizadores que acabou de conhecer nas redes sociais;
  • Não publicar informações relacionadas com outros utilizadores.

Linha Internet Segura 800 219 090

O Centro Internet Segura pretende dar esclarecimento e apoio ao cidadão, para uma utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas.

A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis das 9h00 às 21h00. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura.

Também está acessível através de formulário pedido de esclarecimento ou correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).

A linha disponibiliza ainda um serviço de denúncia de conteúdos ilegais online, a saber: Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência.

Para tal basta preencher o formulário Denunciar Conteúdo Ilegal, contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).

Mais informação: Centro Internet Segura