Saiba que as recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica apontam para um consumo diário de 3 a 5 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortícolas.
Ana Margarida Marques

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, na Resolução A/RES/74/244. 

O objetivo da iniciativa é aumentar a consciencialização sobre o papel das frutas e dos hortícolas na alimentação, na saúde e no acesso a estes alimentos, além de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como refere uma notícia da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), as frutas e os hortícolas são fundamentais para uma alimentação completa, equilibrada e variada, apresentando inúmeros benefícios para a saúde, devido à sua composição nutricional, rica em fibras, vitaminas e minerais e outros compostos. 

Consumo abaixo das 400 g/dia recomendados pela OMS

As frutas e os hortícolas são alimentos que fazem parte da gastronomia de todos os países do mundo. 

Contudo, o seu consumo encontra-se globalmente abaixo das 400 g/dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde, contribuindo para o aumento de doenças crónicas não transmissíveis. 

A produção de frutas e legumes desempenham um papel importante no ambiente, na inclusividade e na produtividade, através das práticas agrícolas, da biodiversidade, da utilização de recursos naturais, do acesso de pequenos agricultores e empresas agrícolas a mercados viáveis, da qualidade dos alimentos ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar, da acessibilidade destes alimentos às populações mais vulneráveis, da gestão de perdas e desperdícios e do desenvolvimento económico e tecnológico à escala global.

Recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica

As recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica apontam para um consumo diário de 3 a 5 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortícolas.

1 porção de hortícolas representa:

 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180g)

 1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140g)

1 porção de fruta representa:

 1 peça de fruta – tamanho médio (160g)