Nutrir bem o corpo antes e durante a gestação pode ajudar a reduzir o risco de complicações como diabetes, tensão arterial elevada, pré-eclâmpsia e parto prematuro.
Ana Margarida Marques

Se planeia engravidar ou caso esteja grávida, a adesão a uma dieta saudável pode contribuir para reduzir o risco de várias complicações na gravidez.

A conclusão é de um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition

A investigação incluiu uma amostra de 1.900 mulheres. As participantes preencheram questionários sobre a alimentação às oito a 13 semanas de gravidez e deram uma estimativa do que comeram nos três meses anteriores.

Com 16 a 22 semanas de gravidez e 24 a 29 semanas de gravidez, as mulheres detalharam o que comeram nas 24 horas anteriores.

Dieta deve incluir frutas, vegetais, cereais integrais, frutos secos e leguminosas

 Face aos resultados, os autores do estudo encorajam a ingestão de quantidades mais elevadas de frutas, vegetais, cereais integrais, frutos secos e leguminosas. Também é importante limitar a carne vermelha e processada, refere o estudo.

Fazer uma dieta saudável entre o momento da conceção e o segundo trimestre está associado a um menor risco de diabetes gestacional, tensão arterial elevada, pré-eclâmpsia e parto prematuro, apontam os investigadores.