Desde promover a paz e levar a cabo ações climáticas, até acabar com a pobreza e a fome, as Nações Unidas estabelecem objetivos para transformar o futuro e recuperar melhor da pandemia de covid-19.
Edição: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

18.04.2021

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo à acção de todos os países para promover a prosperidade e ao mesmo tempo proteger o planeta.

São pressupostos que reconhecem que o fim da pobreza deve ser acompanhado de estratégias que construam o crescimento económico e respondam a uma série de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, protecção social, e oportunidades de emprego, ao mesmo tempo que abordam as alterações climáticas e a proteção ambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“Precisamos de transformar a recuperação numa verdadeira oportunidade de fazer as coisas bem para o futuro”, segundo o Secretário-Geral da ONU António Guterres.

A covid-19 continua a espalhar o sofrimento humano, a desestabilizar a economia global e a acabar com a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

A pandemia é um despertar sem precedentes, pondo a nu profundas desigualdades e expondo precisamente os fracassos que são abordados na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Aproveitando um momento de crise, quando as políticas e normas sociais habituais tiverem sido perturbadas, passos ousados podem conduzir o mundo de volta ao caminho dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

É o momento para a mudança, para uma profunda mudança sistémica para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são vitais para uma recuperação que conduza a economias mais verdes, mais inclusivas, e a sociedades mais fortes e resilientes.

A Agenda 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, e são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo.

A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.

Mais informações: Nações Unidas