Fique a conhecer algumas das principais vantagens do aleitamento materno para a saúde e o bem-estar da mãe.
Texto: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

A amamentação é uma etapa que pode tornar-se exigente para a mãe ao longo do tempo.

Contudo, amamentar representa benefícios para a saúde do bebé e da mãe, lembra a Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica Manuela Ferreira.

Existem muitas mais-valias de a mãe amamentar a curto e a longo prazo.

1. Promove bem-estar e harmonia

O aleitamento materno permite à mãe viver o prazer de amamentar. Estudos referem que as mulheres que amamentam sentem-se mais seguras e menos ansiosas.

2. Protege a saúde materna

Verifica-se uma menor incidência de cancro da mama e do ovário e de osteoporose em mulheres que amamentam em exclusivo os seus filhos durante seis meses, referem estudos.

Há também referência a uma menor incidência da depressão pós-parto em mulheres que amamentam.

3. Previne a anemia

Durante a amamentação produz-se uma hormona, a ocitocina, que estimula a contração uterina, o que ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente e a terminar mais cedo a quantidade de sangue que a mulher perde, após o parto, prevenindo a anemia materna.

4. Ajuda a recuperar o peso

Na sociedade atual, onde o culto pela imagem e pelo corpo são valorizados, importa relembrar que a amamentação exclusiva ajuda a eliminar calorias, contribuindo para uma mais fácil recuperação do peso a seguir ao nascimento.

5. É mais fácil e cómodo

Uma vez implementado o processo de amamentação, amamentar é a forma mais cómoda de alimentar o bebé. O leite materno está sempre pronto, à temperatura ideal e não obriga a esterilizar e a preparar biberões.

6. Permite economizar

Por último, é importante lembrar as vantagens económicas de amamentar. O leite materno não tem custos e está sempre disponível.

7. Traz benefícios a seguir ao parto

O cheiro, o toque, a procura, a busca da mama pelo bebé imediatamente a seguir ao seu nascimento ativa a libertação de ocitocina que contrai o útero e ajuda na expulsão espontânea da placenta.

8. Beneficia a saúde do bebé a longo prazo

Amamentar é mesmo o melhor para a saúde do bebé. Leia mais sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebé.