Benefícios do leite materno para a criança

Saiba mais sobre as principais vantagens do aleitamento para a criança a curto e a longo prazo.
Ana Margarida Marques
As recomendações referem que a prática exclusiva do aleitamento materno é a melhor forma de alimentar os bebés até aos seis meses de vida.

Manuela Ferreira, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, explica quais são os principais benefícios da amamentação para a criança.

Fortalece a relação entre mãe e bebé

A amamentação ajuda a estabelecer uma relação de grande intimidade e cumplicidade entre a mãe e o bebé. Amamentar fortalece o relacionamento com o bebé desde a nascença, contribuindo para o aumento de segurança, carinho e amor.

Facilita a digestão

O leite materno é facilmente digerível. Os leites artificiais têm uma composição menos adequada em termos de maturidade do aparelho gastrointestinal do bebé.

Protege contra doenças

A amamentação ajuda a proteger as crianças de infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias, além de ter um efeito de proteção contra as alergias, nomeadamente às proteínas do leite de vaca.

O aleitamento materno também contribui para diminuir o risco de as crianças virem a desenvolver doenças graves como a diabetes e de linfomas.

Auxilia o movimento dos músculos e ossos da face

O exercício que o bebé faz para sugar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento da cavidade oral, alinhamento correto dos dentes e boa oclusão dentária.

Prepara o paladar para outros alimentos

A criança que recebe leite materno familiariza-se com diferentes sabores, já que a composição do leite altera-se consoante o que a mãe come. Desta forma, o leite materno contribui para uma melhor adaptação do bebé na fase da introdução de outros alimentos.

Contribui para o crescimento e desenvolvimento

Alguns estudos referem que os bebés alimentados ao peito têm um crescimento e desenvolvimento harmonioso. São bebés mais seguros e mais inteligentes do ponto de vista emocional e com maior capacidade de comunicação e interação.

Ajuda a prevenir a obesidade infantil

Há cada vez mais evidências de que bebés com aleitamento materno em exclusivo são crianças e adolescentes com menor índice de massa corporal. Esta é uma questão premente em termos de saúde, pois a prevenção da obesidade inicia-se nos primeiros anos de vida.