O que é o alojamento conjunto

Conheça as vantagens de a mãe e o bebé estarem próximos durante o internamento hospitalar desde o nascimento até à alta.
Ana Margarida Marques
Por alojamento conjunto entende-se que a mãe e o recém-nascido são colocados lado a lado no mesmo ambiente desde que nasce até à alta hospitalar.

Este sistema contribui para que a mãe possa cuidar do seu bebé imediatamente logo a seguir ao nascimento, para que possa amamentá-lo e para que ambos se sintam próximos 24 horas por dia.

Conheça algumas das principais vantagens do alojamento conjunto em ambiente hospitalar:

  • Incentivar o aleitamento materno, de acordo com as necessidades do bebé, sem rigidez de horários;
  • Orientar e incentivar a mãe e o pai a conhecer melhor o recém-nascido, podendo esclarecer as suas dúvidas com os profissionais;
  • Fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho, através do relacionamento precoce;
  • Estimular a participação do pai nos cuidados ao recém-nascido.

Proximidade física com o bebé

Após a alta hospitalar, o bebé vai continuar a precisar de muito contacto com a sua mãe. A proximidade física entre o bebé e os seus cuidadores, sobretudo a mãe e também o pai, assume larga importância ao longo dos seus primeiros anos de vida.

Diversos estudos defendem que os laços com a criança estabelecem-se através do contacto físico, atenção, colo, atribuindo uma suma importância ao toque como um veículo para o crescimento infantil com harmonia.