Fruto do impacto da COVID-19 e das restrições de acesso às praias, é previsível que as famílias procurem locais com piscina para passarem férias. Uma vez mais, a APSI alerta para a urgência da prevenção dos afogamentos.

A APSI lança a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens no dia 1 de julho. Desde o início do verão, que ainda agora começou, já se registaram três afogamentos em piscinas, de três bebés com cerca de dois anos – dois perderam a vida. 

Fruto do impacto da COVID-19 e das restrições de acesso às praias, é previsível que as famílias procurem locais com piscina, para passarem férias. Sejam aquelas construídas, montadas pelos próprios, grandes ou pequenas, alerta a APSI.

Maior ocorrência de afogamentos até aos quatro anos

O risco de afogamento vai aumentar, sobretudo nas crianças até aos quatro anos. É nas piscinas, e outros ambientes construídos como poços e tanques, que as crianças desta idade mais se afogam, refere um comunicado. 

Considerando as mortes e internamentos, o maior número de afogamentos regista-se até aos quatro anos. As piscinas são o plano de água onde foram registados mais afogamentos. 

Os dados publicados pela APSI mostram que nos últimos oito anos, em média, por ano, nove crianças morreram na sequência de um afogamento, e 26 foram internadas.

Até aos nove anos, as piscinas são o primeiro local de ocorrência de afogamentos. Entre os 10 e os 18 anos passam a ser os rios, ribeiras e lagos, os locais onde se regista o número mais elevado deste tipo de acidente. 

APSI exige medidas urgentes

A APSI continua a fazer o apelo ao governo para a adoção de medidas urgentes para prevenir mais acidentes por afogamento e defende ainda que o Estado deve definir e implementar uma Estratégia Nacional para a Prevenção dos Afogamentos, e as Câmaras Municipais, Planos Concelhios, adaptados às realidades locais.

A proteção relativamente a este grave problema de saúde pública, é um direito das crianças e das famílias cuja solução não pode continuar a ser adiada.

A Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens, lançada pela APSI, “A morte por afogamento é rápida e silenciosa”, completa 18 anos. 

Leia também as recomendações da APSI para brincar na praia e na piscina em segurança e conheça a importância de reforçar as medidas de prevenção de acidentes em casa.