Saiba como dormir é essencial para o crescimento. Conheça as recomendações de sono de acordo com as várias idades, segundo a National Sleep Foundation.
Ana Margarida Marques

O sono é fundamental para a saúde em qualquer idade. Dormir bem fortalece a mente, restabelece o corpo e contribui para o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo. Compreender as necessidades de sono é o primeiro passo para proporcionar bem-estar e saúde para toda a família.

As orientações da National Sleep Foundation aconselham que adultos saudáveis precisam de dormir entre 7 e 9 horas de sono por noite. Bebés, crianças pequenas e adolescentes precisam ainda mais do sono para permitir o seu crescimento e desenvolvimento.

Segundo a mesma fonte, as recomendações para o sono são divididas em nove grupos etários:

IdadeHoras recomendadas de sono
0-3 meses14-17 hours
4-11 meses12-15 hours
1-2 anos11-14 hours
3-5 anos10-13 hours
6-13 anos9-11 hours
14-17 anos8-10 hours
18-25 anos7-9 hours
26-64 anos7-9 hours
65 anos ou mais7-8 hours
Fonte: National Sleep Foundation / julho 2020

A importância do sono nas crianças

O sono tem um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Além de ter um efeito direto no seu bem-estar, as evidências científicas mostram que o sono afeta a atenção, o desempenho cognitivo, o humor, a resiliência, a aquisição da linguagem, a aprendizagem e a memória. O sono também tem efeitos importantes no crescimento, especialmente na primeira infância. Em crianças pequenas, a sesta parece ser necessária para a consolidação da memória, da atenção e o desenvolvimento das capacidades motoras.

Dicas para os pais

Algumas orientações dirigidas aos pais sobre o sono durante a infância:

  • Desligue os ecrãs até à hora do jantar
  • Estabeleça horários regulares de sono
  • Crie uma rotina agradável na hora de dormir
  • Encoraje a criança a adormecer sozinha

Em caso de dificuldades de sono consulte o médico assistente.