Hidratar bem a pele do bebé

Fique a saber quais os cuidados a ter com a pele da criança desde o primeiro mês de vida. Siga as recomendações para utilizar produtos que sejam adequados.

Texto: Colégio da Especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, Ordem dos Enfermeiros | Edição: Ana Margarida Marques
A pele do recém-nascido é mais seca, com menor capacidade de reter água, sendo essencial a sua hidratação. Recomenda-se o uso de emolientes (hidratantes) que aparecem no mercado sob a forma de pomadas, óleos, cremes e loções. As pomadas são mais eficazes como barreira, mas mais desagradáveis ao tato, os cremes e loções espalham-se melhor, mas são menos eficazes e podem conter alguns ingredientes potencialmente irritantes. A aplicação deve ser feita após o banho com a pele ainda húmida. Não devem ser utilizados na água do banho, pois tornam a banheira e a pele escorregadias. Devido às especificidades da pele do bebé, não devem ser utilizados perfumes nem cremes com corantes ou fragância. No recém-nascido devem ser usados com precaução produtos que contenham propilenoglicol, glicerina, lactato de amónio, alcatrão mineral e triclosan. Dicas de produtos utilizados A pele do bebé tem características que importa considerar na altura de escolher os produtos a utilizar no banho, pois é mais fina, com tendência para ser mais seca, porque a secreção sebácea é mais baixa, com uma transpiração diferente do adulto e com um pH neutro. Nas primeiras semanas de vida, a aplicação de sabão ou sabonete é habitualmente desnecessária, pois pode alterar o pH da pele e favorecer a colonização bacteriana, para além de poder conter algumas substâncias que podem ser prejudiciais e potenciar o aparecimento de alergias. O sabão, sabonete ou gel de banho, quando utilizado, deve ser suave, concebido especialmente para bebés, ter um pH neutro, sem perfumes e o seu uso deve ser limitado às zonas mais sujas. Deve lavar com suavidade e enxaguar bem para remover todo o produto. Para lavar o cabelo não é necessário utilizar champô antes dos seis meses, podendo usar o mesmo produto no corpo e no cabelo.