Fique a saber o que é a subida do leite, quais os seus sintomas e como deve agir para assegurar o bem-estar da mãe e do bebé amamentado.
Texto: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

A subida do leite ocorre aproximadamente nas 48 a 72 horas seguintes após o parto, altura muitas mães já tiveram a alta hospitalar.

Durante este período é normal ocorrerem alterações no corpo da mãe. Isto acontece devido ao aumento de leite e à quantidade de sangue e de fluidos nos tecidos da mama.

Como explica a Enfermeira de Saúde Materna e Obstetrícia Elsa Salgueiro, a subida do leite pode estar associada aos seguintes sintomas na mãe:

  • sentir as mamas cheias, tensas e quentes;
  • ter sensação de dificuldade respiratória (afrontamentos);
  • verificar uma subida de temperatura corporal (até 38,5 º C).

Evite complicações como as mastites

Segundo Elsa Salgueiro, é essencial alertar para esta situação, que, quando não é bem gerida, pode trazer complicações associadas a dificuldades por parte do bebé em mamar ou a problemas na mãe, como as mastites.

Se apresentar os sintomas acima referidos, deve recorrer à ajuda dos profissionais de saúde para que possa ser aconselhada e orientada.

Em caso de dúvida sobre se o bebé está a ser corretamente alimentado, deve recorrer ao hospital para receber orientação no local.