Investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, monitorizou a atividade cerebral de 33 crianças, meninos e meninas, entre os quatro e os oito anos, enquanto brincavam com bonecas.
Os resultados do estudo encontram-se publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience.
A principal conclusão é que as brincadeiras com bonecas ativam partes do cérebro que permitem às crianças desenvolver empatia e competências sociais, mesmo quando estão a brincar sozinhas. Além disso, os cientistas observaram menos ativação desta parte do cérebro quando as crianças brincavam com um tablet.
Crianças criam os seus próprios mundos imaginários
A tecnologia utilizada monitorizou a atividade cerebral das crianças enquanto se moviam livremente. O estudo decorreu ao longo de 18 meses.
Segundo os autores, o sulco superior temporal posterior (pSTS), uma região do cérebro associada ao processamento de informação social como a empatia, foi ativado mesmo quando as crianças brincavam sozinhas com bonecas, independentemente do sexo.
“Usamos esta área do cérebro quando pensamos noutras pessoas, especialmente quando pensamos nos pensamentos ou sentimentos de outra pessoa”, avança Sarah Gerson, autora principal.
“As bonecas encorajam-nas a criar os seus próprios mundos imaginários, e não a resolver problemas ou a construir jogos. Estimulam as crianças a pensar sobre outras pessoas e sobre como podem interagir umas com as outras”.