Os alunos das escolas em que as aulas de educação física foram dadas por professores dedicados e incluíam atividades intelectualmente desafiantes demonstraram ter um melhor desempenho cognitivo e académico.
É a conclusão de um estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine.
“A educação física parece promover melhorias em vários resultados futuros relacionados com a saúde”, avança um dos autores do estudo, Antonio García-Hermoso, à United Press Internacional.
“Embora a educação física por si só possa não proporcionar aos jovens todo o exercício de que necessitam para combater a obesidade infantil, [pode] proporcionar aos jovens ferramentas para levar um estilo de vida saudável e fisicamente ativo”, segundo o também investigador da Universidade Pública de Navarra, em Espanha.
Estudo alerta para a qualidade dos programas de educação física
Os resultados baseiam-se na análise de dados de 19 estudos nos quais participaram 8.700 crianças e adolescentes em 11 países, incluindo os Estados Unidos.
Os estudos avaliaram os efeitos da educação física no desempenho intelectual e académico, utilizando resultados de testes padronizados e notas dos estudantes.
No meio de orçamentos cada vez mais limitados, muitas escolas em todo o mundo fizeram cortes nos programas de educação física.
O estudo revela que as intervenções centradas no aumento da qualidade dos programas de educação física fazem a diferença no desempenho escolar das crianças, particularmente a nível da escola primária.
Atividade física ativa regiões chave do cérebro envolvidas na parte cognitiva
Segundo os autores, o desempenho académico aumenta significativamente quando na educação física os alunos:
- têm atividades físicas desafiantes do ponto de vista cognitivo, como dança ou artes marciais
- as aulas são lideradas por um especialista em educação física
- são incluídas atividades de fitness de alta intensidade, desporto e jogos de equipa
Pelo contrário, o aumento do número ou da duração das aulas de educação física teve um efeito “marginal e insignificante” no desempenho académico das crianças que participaram no estudo.
Ainda assim, a educação física nunca afetará negativamente o desempenho académico, ressalvam os investigadores.
“Os efeitos benéficos da atividade física regular na cognição dos jovens são mais do que bem conhecidos”, frisa García-Hermoso.
“Globalmente, a atividade física pode melhorar a cognição”, contribuindo para ativar regiões chave do cérebro responsáveis pelos processos cognitivos”, resume o especialista.