Estudo no British Journal of Sports Medicine demonstra a importância da educação física na escola para um melhor desempenho académico, particularmente em matemática.
Ana Margarida Marques

Os alunos das escolas em que as aulas de educação física foram dadas por professores dedicados e incluíam atividades intelectualmente desafiantes demonstraram ter um melhor desempenho cognitivo e académico.

É a conclusão de um estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine.

“A educação física parece promover melhorias em vários resultados futuros relacionados com a saúde”, avança um dos autores do estudo, Antonio García-Hermoso, à United Press Internacional.

“Embora a educação física por si só possa não proporcionar aos jovens todo o exercício de que necessitam para combater a obesidade infantil, [pode] proporcionar aos jovens ferramentas para levar um estilo de vida saudável e fisicamente ativo”, segundo o também investigador da Universidade Pública de Navarra, em Espanha.

Estudo alerta para a qualidade dos programas de educação física

Os resultados baseiam-se na análise de dados de 19 estudos nos quais participaram 8.700 crianças e adolescentes em 11 países, incluindo os Estados Unidos.

Os estudos avaliaram os efeitos da educação física no desempenho intelectual e académico, utilizando resultados de testes padronizados e notas dos estudantes.

No meio de orçamentos cada vez mais limitados, muitas escolas em todo o mundo fizeram cortes nos programas de educação física.

O estudo revela que as intervenções centradas no aumento da qualidade dos programas de educação física fazem a diferença no desempenho escolar das crianças, particularmente a nível da escola primária.

Atividade física ativa regiões chave do cérebro envolvidas na parte cognitiva

Segundo os autores, o desempenho académico aumenta significativamente quando na educação física os alunos:

  • têm atividades físicas desafiantes do ponto de vista cognitivo, como dança ou artes marciais
  • as aulas são lideradas por um especialista em educação física
  • são incluídas atividades de fitness de alta intensidade, desporto e jogos de equipa

Pelo contrário, o aumento do número ou da duração das aulas de educação física teve um efeito “marginal e insignificante” no desempenho académico das crianças que participaram no estudo.

Ainda assim, a educação física nunca afetará negativamente o desempenho académico, ressalvam os investigadores.

“Os efeitos benéficos da atividade física regular na cognição dos jovens são mais do que bem conhecidos”, frisa García-Hermoso.

“Globalmente, a atividade física pode melhorar a cognição”, contribuindo para ativar regiões chave do cérebro responsáveis pelos processos cognitivos”, resume o especialista.