A importância da saúde do períneo
Saiba quais os comportamentos que a grávida deve adotar na prevenção de patologias relacionadas com o períneo, um conjunto de músculos especialmente solicitados no período pré-natal.
Ana Margarida Marques
A educação do períneo é uma questão de saúde determinante para a qualidade de vida das pessoas de uma forma geral e desempenha um papel particularmente importante na saúde da grávida. O períneo é constituído por um conjunto de músculos especialmente solicitados durante a gravidez e o parto, na medida em que tem a função de sustentar o útero, a bexiga e o reto. Estes músculos encontram-se nas proximidades da uretra, da vagina e do ânus, localizados na parte inferior da bacia. Laira Ramos, fisioterapeuta especialista em Uroginecologia, explica quais os comportamentos que a grávida deve adotar na prevenção de patologias relacionadas com o períneo. O que é o períneo? O períneo é um conjunto de músculos localizados na base da pélvis (bacia). Estes músculos participam em funções como a de micção, de defecação e de sustentação dos órgãos pélvicos e sexual. Como são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos, entre eles o útero, acabam por ser muito sobrecarregados durante a gravidez. Quais as rotinas a adotar para manter a saúde do períneo? A mulher deve fortalecer os músculos do períneo para que estejam preparados para a sobrecarga de peso durante a gravidez e para que tenham o alongamento necessário para a passagem da cabeça do bebé durante o parto vaginal. O períneo deve ser contraído durante as atividades que aumentam a pressão no interior do abdómen, como ir ao ginásio, fazer abdominais, saltar, correr, pegar um peso. Como pode a grávida saber que está a contrair bem a musculatura do períneo? É importante aprender a contrair os músculos certos. Para ter certeza de que contrai o períneo de forma correta, é recomendado que seja feita uma avaliação por um profissional especializado. É possível solicitar ao médico ginecologista obstetra para realizar a avaliação do períneo durante a consulta. Quais são as principais patologias referentes ao períneo? Alterações na musculatura do períneo podem levar à incontinência urinária e fecal, dores pélvicas, disfunções sexuais e prolapso (descida) dos órgãos pélvicos. Algumas mulheres têm dificuldade em retornar à atividade sexual no pós-parto, por sentirem dor durante as primeiras relações. A fisioterapia pós-parto tem muito sucesso nesses casos, pois irá reabilitar os músculos do períneo. Que cuidados a mulher deve ter no pós-parto? As recomendações das sociedades médicas internacionais referem que todas as mulheres deviam realizar uma avaliação dos músculos do períneo no pós-parto, verificando a necessidade ou não de reabilitação. Isso já é uma realidade na França e Bélgica há bastante tempo. Em que situações a grávida deve pedir ajuda especializada? Seria interessante que todas as grávidas fossem acompanhadas por um fisioterapeuta especialista em Uroginecologia para evitar o aparecimento de disfunções perineais.
CONSELHOS
- Contraia o períneo durante as atividades que aumentam a pressão no interior do abdómen, como ir ao ginásio, fazer abdominais, saltar, correr, pegar um peso.
- Para ter certeza de que contrai estes músculos de forma correta, é recomendado que seja feita uma avaliação por um profissional especializado.
- É possível solicitar ao médico ginecologista obstetra para realizar a avaliação do períneo durante a consulta.