ACREDITAR
É uma rede de partilha e apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos. Nasceu em 1994 e é uma associação de referência nacional na garantia dos direitos e na promoção da qualidade de vida na área da oncologia pediátrica. Nas CASAS DA ACREDITAR, nos hospitais ou no domicílio, o apoio desdobra-se nos planos emocional, logístico, social ou outro às famílias das crianças com cancro.
Como ajudar
Existem várias formas de ajudar a Acreditar: ser sócio, ser voluntário, fazer donativo financeiro ou de bens materiais (dado que as crianças e jovens acompanhados têm o sistema imunológico fragilizado, apenas são aceites materiais novos, especificados no site da ACREDITAR por zonas do país).
Mais informação aqui
Sede:
Rua Prof. Lima Basto, 73
1070-210 Lisboa
Tel. 217 221 150
E-mail: acreditar@acreditar.pt
AJUDA DE BERÇO
Fundada em 1998, a Ajuda de Berço acolhe crianças até aos três anos, necessitadas de proteção urgente, face a situações graves que as colocam em risco. A Ajuda de Berço pretende dignificar a vida humana, através do apoio a mulheres grávidas e aos filhos delas nascidos, bem como o acolhimento e encaminhamento de crianças que não possam viver com os pais ou familiares.
Como ajudar
Se a sua empresa pretende ajudar com bens ou materiais para construção ou equipamento da Casa Nova, entre por favor em contacto connosco através de nossa área de Comunicação e angariação de fundos através de ajudadeberco@ajudadeberco.pt ou 21 770 30 20.
Mais informação aqui
Sede:
Avenida de Ceuta N.º 51 R/C
1300 – 125 Lisboa
Tel. 213 628 274 / 76 / 77
E-mail: ajudadeberco@ajudadeberco.pt
AJUDA DE MÃE
A Ajuda de Mãe nasceu em 1991, com o objetivo de apoiar a mulher grávida. Através de acompanhamento, acolhimento, formação e reintegração profissional, apoia a construção e consolidação do projeto de gravidez e maternidade de cada mãe e ainda a sua inserção laboral com vista a uma melhor vida com a sua família.
Como ajudar
A Ajuda de Mãe aceita candidaturas para voluntariado. Aceitam-se donativos que ajudem a minorar as carências das famílias apoiadas pela Ajuda de Mãe: apoio monetário; roupa e acessórios para grávidas e para bebés;material de puericultura; mobiliário de bebé; produtos de higiene para as mães e para os bebés; fraldas e toalhitas; produtos alimentares; alimentos de bebé; roupa e artigos de casa.
Mais informação aqui
Sede:
Rua do Arco do Carvalhão, n.º 282
1350-026 Lisboa
Tel. 213 827 850
E-mail: ajudademae@ajudademae.pt
ALDEIAS DE CRIANÇAS SOS PORTUGAL
As Aldeias de Crianças SOS existem há 70 anos e têm como missão proteger crianças que perderam a sua família ou estão em risco de a perder. Presentes em 136 países, incluindo Portugal, trabalham nas áreas de proteção e acolhimento, prevenção, educação, saúde e emergência. Com mais de 2600 programas, transformam a vida de milhões de crianças e famílias em todo o mundo. No nosso país existem em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (Vila Nova de Gaia), Rio Diz (Guarda), Oeiras, Rio Maior.
Como ajudar
As Aldeias de Crianças SOS Portugal recebem várias formas de ajuda: Faça um Donativo, Amigos SOS, Empresas SOS, ser voluntário nas Aldeias SOS.
Mais informação aqui
Sede:
R. José Dias Coelho Nº 40 R/C
1300-329 LISBOA
Tel. 213 616 950
E-mail: portugal@aldeias-sos.org
ALIANÇA PORTUGUESA DE ASSOCIAÇÕES DE DOENÇAS RARAS
A Aliança Portuguesa de Associações das Doenças tem como principais objetivos a representação das Associações suas associadas junto das Instituições na área da Saúde, Reabilitação, Segurança Social e Educação, ou de outras entidades nacionais e internacionais que prossigam objetivos idênticos e a integração social das pessoas portadoras de doenças raras. Os órgãos da Aliança são 100% voluntários. A sua missão é defender as necessidades de quem vive com doença rara, sensibilizar a opinião pública para as doenças raras e representar as associações junto das entidades oficiais.
Como ajuda
Existem várias formas de ajudar a Aliança Portuguesa de Associações das Doenças Raras: faça um donativo; ofereça-se como voluntário ou seja embaixador da causa das doenças raras.
Mais informação aqui
Sede
Rua João Chagas, 4-7º. Dto.
1495-069 ALGÉS
Tel. 910 494 191
E-mail: aliancadoencasraras@gmail.com
APDP
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) foi fundada em 1926 para fornecer insulina a nível nacional aos pobres e carenciados com diabetes. Hoje é uma instituição de prestação de cuidados de saúde e de proteção às pessoas com diabetes. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). É a decana das Associações a nível mundial e está federada na Internacional Diabetes Federation (IDF).
É desde 2009 o único centro nacional reconhecido pela IDF como Centre of Education of the International Diabetes Federation e, desde 2011, a nível europeu, é também reconhecida como clínica de referência para o tratamento de crianças e jovens – Centre of Reference for Pediatric Diabetes.
Como ajudar
Faça-se sócio. A APDP aceita donativos que podem ser feitos através do seu site.
Mais informação aqui
Sede:
Rua do Salitre, N.º 118-120
1250-203 Lisboa
Tel. 213 816 122
E-mail: diabetes@apdp.pt
APPT21 – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PORTADORES DE TRISSOMIA 21
A 1 de Outubro de 1990, foi fundada a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e as primeiras opções estratégicas foram a prestação de cuidados a crianças afetadas por esta doença genética. Mais tarde a associação generalizou a experiência a outras doenças que não a Trissomia 21, pelo que a instituição passou a proporcionar Programas de Intervenção específicos para a síndrome do X Frágil, para a Síndrome de Williams, para a síndrome fetal-alcoólica, para a síndrome de Turner, para síndrome de Prader-Willi e para a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual com ou sem causas conhecidas.
Como ajudar
A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 aceitam donativos.
Mais informação aqui
Sede:
Rua Dr. José Espírito Santo, lote 49, loja 1, Chelas
1950-094 Lisboa
Tel. 218 394 222 / 218 371 699
E.mail: geral@appt21.org.pt
FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas
Fundada em 1985, a FENACERCI é uma instituição de utilidade pública que representa as Cooperativas de Solidariedade Social, espalhadas por todo o país, que facultam atendimento direta ou indiretamente a cerca de dez mil crianças, jovens e adultos com deficiência mental ou multideficiência. A FENACERCI é a estrutura representativa das cooperativas deste sector e tem por missão fundamental promover a criação de condições que, pela via do reforço das organizações associadas, defendam os interesses e direitos das pessoas com deficiência mental e suas famílias.
Como ajudar
A FENACERCI aceita donativos em dinheiro e em géneros, que canalizará para as várias cooperativas, de acordo com as necessidades destas.
Mais informação aqui
Sede:
R. Augusto Macedo, 2A
1600-794 Lisboa
Tel. 217 112 580
E-mail: fenacerci@fenacerci.pt
CASA DA PREIMEIRA INFÂNCIA
A Casa da Primeira Infância, situada em Loulé, foi fundada a 10 de Junho de 1945 por um grupo de cidadãos preocupados com a necessidade de apoiar as crianças carenciadas do concelho. A Casa da Primeira Infância tem por objetivos primordiais o desenvolvimento de atividades de assistência à Infância, nomeadamente no campo específico da Ação Social, nas áreas da proteção à Infância e Apoio à Família, colaborando com esta no processo educativo da criança, promovendo o seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social, o espírito crítico e a autonomia, estimulando a autoestima e a comunicação.
Como ajudar
A Casa da Primeira Infância aceita donativos em dinheiro e em espécie. O Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos”, para além de donativos, também aceita trabalho voluntário para a gestão do dia-a-dia da casa.
Sede:
Rua Maria José Cabeçadas s/n
8100-771 Loulé
Tel. 289 416 521 / 925 674 024
E-mail: cpiloule.secretaria@gmail.com
FUNDAÇÃO DO GIL
A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida. A instituição tem mantido o foco de atuação em áreas de vazio social, tornando-se desta forma pioneira no desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social, como a Casa do Gil e o Apoio Domiciliário.
Como ajudar
Existem várias formas de ajudar a Fundação do Gil: donativos em dinheiro a partir de 1€; cartão presente do Gil e compra de Merchandising Fundação do Gil.
Mais informação aqui
Sede
Av. Do Brasil, 53 D, Parque de Saúde de Lisboa, Pavilhão 13
1700-063 Lisboa
Tel. 213 552 450 / 213 552 459
XXS – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO AOP BEBÉ PERMATURO
A XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro foi fundada por um grupo de pais que viveram a experiência da prematuridade na primeira pessoa. A sua missão é ajudar outros pais que passem por esta situação a aprenderem a viver um dia de cada vez, sempre a aceitar, acreditar e ter esperança.
Como ajudar
A XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro precisa de novos sócios. Para além de donativos em dinheiro também pede voluntariados. Podem também ajudar ao fazer uma campanha de angariação de fundos para a Associação.
Mais informação aqui
Maternidade Alfredo da Costa
Direção de Serviço de Pediatria
Rua Viriato, S. Sebastião da Pedreira
1069-009 Lisboa
Tel. 912 519 540 / 934 741 145
E.mail: geral@xxs-prematuros.com