Planear a estada no hospital
Os primeiros dias após o nascimento de um bebé são exigentes e intensos. Fique com conselhos práticos para desfrutar da estada na maternidade com o máximo conforto e tranquilidade.
Quando faltarem cerca de três semanas para a data prevista para o parto, os futuros pais devem começar a planear e a pensar a sua estada no hospital.
Agende uma visita à maternidade
Durante vários anos, o bloco de partos e toda a sua dinâmica funcional permaneciam no desconhecimento da população até ao dia do parto.
Hoje em dia já muitos hospitais e maternidades (tanto públicos como privados) consideram importante a familiarização com o serviço/equipa de saúde, através de um contacto prévio antes do dia do parto.
Ao efetuar-se uma visita programada ao bloco de partos antes do dia do nascimento, os hospitais e as maternidades asseguram disponibilidade total, proporcionando um clima favorável à familiaridade por parte do casal relativo à estrutura física e funcional, bem como à equipa de saúde.
Facto que vai permitir que no dia do internamento, a mulher viva apenas as preocupações relativas ao desempenho durante o trabalho de parto.
O que deve saber para gerir as visitas
Embora os regimes de visitas variem de hospital para hospital e do serviço público para o privado, há algumas regras que os profissionais recomendam em nome da necessidade de descanso e da saúde do bebé e da mãe.
As visitas deverão permanecer o mínimo de tempo possível junto da mãe e do bebé.
Visitas que apresentem alguns sintomas de doença (por exemplo, tosse, nariz a pingar, etc.) deverão abster-se de tocar no bebé; o ideal seria que nem façam a visita.
Deve evitar-se a oferta de flores com cheiro muito ativo ou que libertem muito pólen, por risco de alergia da parte do bebé.
As visitas que queiram levar um «doce» à mãe deverão inteirar-se junto dos profissionais de saúde se poderão fazê-lo, pois há situações clínicas que não permitem o consumo de «miminhos».
Comece a preparar a mala
Não deixe para a última hora, pois é mais que provável que com a ansiedade se esqueça de qualquer coisa. Primeiro de tudo, informe-se junto do estabelecimento hospitalar sobre os artigos que deverá pôr na mala.
Aquilo que poderá levar dependerá do facto de estar num hospital ou numa maternidade do Estado ou num hospital privado ou uma clínica particular. Todos os hospitais são diferentes, pois alguns fornecem praticamente tudo, ao passo que outros lhe pedem que traga a maior parte das coisas.
A recomendação é que o casal faça uma visita prévia ao hospital ou maternidade onde vão ter o seu bebé para conhecerem as instalações e para poderem conversar com alguns profissionais que lá trabalham.
Lá poderão obter uma lista dos artigos indispensáveis para a estadia.
Consulte aqui as nossas listas: