Reconhecer os sinais de parto

Saiba qual o momento de ir para a maternidade e como deve atuar perante diferentes situações. Os pais devem estar confiantes e sentir-se apoiados pelos profissionais.

Texto: Sofia Rodrigues, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia  | Edição: Ana Margarida Marques

Numa situação de gravidez normal e de termo, a partir das 37 semanas, recomenda-se ir para o hospital em trabalho de parto quando as contrações forem intensas e regulares, de cinco em cinco minutos, durante pelo menos uma ou duas horas.

A contração é considerada de forte intensidade quando durante a mesma, a grávida tiver necessidade de parar de fazer qualquer atividade, incluindo falar.

No início do trabalho de parto, as contrações uterinas são irregulares e com sensação dolorosa, tipo moinha ou cólica menstrual, que perduram durante várias horas e que vão regularizando a sua frequência, com a evolução do trabalho de parto.

Nesta fase, as contrações do útero são eficazes para o encurtamento do colo uterino, ou seja, para o seu apagamento (termo técnico). Estas contrações têm início no fundo do útero e empurram a cabeça do feto no sentido descendente, lenta e gradualmente, o que vai contribuir para o apagamento e para a dilatação.

A duração desta fase é variável e os manuais técnicos definem como referência uma média de oito horas, sofrendo variações consoante a situação obstétrica da mulher, nomeadamente se já pariu anteriormente, sendo que num primeiro trabalho de parto, durará mais do que nos subsequentes.

Contrações de Braxton Hicks

As contrações, designadas por Braxton Hicks, podem surgir desde uma fase precoce da gravidez e são esporádicas, irregulares e não dolorosas. Por vezes, este tipo de contração pode ser confundido com o início do trabalho de parto, caso ocorra por um período prolongado e com regularidade.

No falso trabalho de parto sente-se um tipo de contração uterina regular, sem ou com alguma dor, que ao fim de algumas horas cessa. As contrações de Braxton Hicks não têm qualquer efeito sobre a dilatação, já que apenas as verdadeiras contrações de trabalho de parto têm essa eficácia.

Como agir se tiver dúvidas

Em caso de dúvida sobre se está ou não em trabalho de parto, a recomendação é tomar um duche de 20 a 30 minutos, de água morna, ou realizar um banho de imersão, que servirá de teste. Se as contrações se mantiverem e se ritmarem, encontra-se em início de trabalho de parto; se as contrações se dissiparem por completo, então ainda não estará em trabalho de parto, tratando-se muito provavelmente de um designado falso trabalho de parto.

Rutura da bolsa de águas

Quando ocorre rutura da bolsa, se a cor do líquido for transparente poderá fazer algumas atividades (como tomar um duche ou fazer um caminhada), estando atenta à ocorrência de movimentos fetais, e ir calmamente para o hospital; caso o líquido amniótico apresente coloração amarela ou verde deverá dirigir-se de imediato ao hospital.

Sinais de alerta

A grávida deve dirigir-se ao hospital quando suspeita estar em trabalho de parto nos casos de:

  • gravidez inferior a 37 semanas de gravidez (prematuridade);
  • gravidez gemelar;
  • apresentação pélvica, especialmente em modo de pés;
  • ou quando há alguma situação considerada de risco (patologia grave concomitante à gravidez).

Qualquer grávida que apresente as seguintes condições deve dirigir-se ao hospital com brevidade:

  • hemorragia vaginal abundante (semelhante a menstruação);
  • ausência de movimentos fetais;
  • inchaço da face, mãos e membros inferiores;
  • visão turva;
  • dores de cabeça fortes;
  • tonturas;
  • dor gástrica ou abdominal intensa;
  • aumento de peso repentino e convulsões.

Pais informados e confiantes

É importante conhecer as fases do trabalho de parto com o fim de evitar internamentos precoces e precipitados, os quais, em situações de gravidez de baixo risco, estão relacionados com uma maior ocorrência de intervenções desnecessárias para acelerar o trabalho de parto, indicam vários estudos. Perante o início do trabalho de parto, os pais devem estar confiantes e sentir-se apoiados pelos profissionais.

NOTE QUE…
Deve dirigir-se ao hospital quando as contrações são intensas e regulares, de cinco em cinco minutos, durante pelo menos uma ou duas horas. A contração é considerada de forte intensidade quando durante a mesma tiver de parar de fazer qualquer atividade, incluindo falar.