Evite as infeções alimentares

Durante a gravidez devem ser assegurados cuidados de prevenção de riscos alimentares, nomeadamente a contaminação com bactérias nos alimentos.
Ana Margarida Marques

A salmonela, a toxoplasmose e a listeriose são exemplos de infeções que podem comprometer a saúde da grávida e do bebé.

Helena Real, Nutricionista, Associação Portuguesa dos Nutricionistas, alerta para os cuidados seguintes na prevenção de infeções alimentares na gravidez.

Salmonela

A contaminação com a bactéria Salmonella, nos ovos e aves mal passadas, causa uma intoxicação alimentar que, apesar de não afetar diretamente a saúde do bebé, pode ter repercussões graves ao implicar febres altas, vómitos, diarreia e desidratação.

Toxoplasmose

Normalmente sem sintomas, a toxoplasmose pode prejudicar a saúde do bebé. Contraída por uma bactéria, a toxoplasmose pode prejudicar a saúde do bebé. A Toxoplasma gondii encontra-se nas fezes de gatos, carne crua e leite de cabra não pasteurizado. A terra que cobre frutos e legumes também pode estar contaminada.

Listeriose

Provocada pela bactéria Listeria monocytogenes, a listeriose trata-se de uma infeção com sintomas semelhantes aos da gripe e da gastroenterite, podendo mesmo provocar aborto. Pode constituir um risco em alimentos como o fígado, os laticínios não pasteurizados e as refeições pré‑preparadas, cozinhadas e refrigeradas, sobretudo à base de frango e marisco.