Investigadores descobriram que primeiros sinais de ser mais suscetível à diabetes tipo 2 em adulto podem ser vistos em crianças a partir dos oito anos de idade, décadas antes de ser feito o diagnóstico da doença.
Ana Margarida Marques

A diabetes não se desenvolve da noite para o dia, mas sim durante muitos anos antes do diagnóstico. Numa investigação conduzida em Inglaterra, cientistas concluíram que os primeiros sinais de maior suscetibilidade à diabetes tipo 2 em adulto podem ser vistos em crianças a partir dos oito anos.

Quatro mil crianças participaram no estudo

Foram acompanhados mais de quatro mil participantes num estudo de saúde levado a cabo na Universidade de Bristol no início dos anos 90 (“Children of the 90s”). Investigadores combinaram informação genética com dados obtidos através da medição de pequenas moléculas numa amostra de sangue. A investigação analisou amostras de sangue colhidas dos participantes no estudo quando estes tinham 8, 16, 18 e 25 anos de idade. O intuito foi identificar padrões que são específicos das fases iniciais do desenvolvimento da diabetes tipo 2. 

Um dos principais investigadores, o Dr. Joshua Bell, explicou: “Já sabíamos que a diabetes não se desenvolve da noite para o dia. O que desconhecíamos é como, cedo na vida, os primeiros sinais de atividade da doença se tornam visíveis e como são esses primeiros sinais.”

Evitar a diabetes tipo 2 na vida adulta

Os autores do estudo acreditam que saber mais sobre os sinais precoces da doença “alarga a janela de oportunidade de intervir de forma mais precoce e travar a diabetes antes que esta se torne prejudicial.” 

As descobertas ajudam a revelar o que está por detrás da biologia da forma como a diabetes se desenvolve e quais as características que podem ajudar a prevenir precocemente o aparecimento da doença e as suas complicações. 

O estudo encontra-se publicado na revista Diabetes Care.