Compreender a infertilidade
Saiba o que pode estar na origem das dificuldades em engravidar e como obter ajuda.
Iolanda Veríssimo
Um casal é considerado infértil quando não consegue engravidar ao fim de um ano de tentativas, com relações sexuais regulares, sem utilização de métodos contracetivos. Em Portugal, cerca de 9 a 10 por cento dos casais sofrem de infertilidade, de acordo com o maior estudo epidemiológico sobre infertilidade realizado no país (AFRODITE, 2009).
Infertilidade feminina
Entre as principais causas de infertilidade feminina estão alterações hormonais que dão origem a disfunções ovulatórias, como a síndrome dos ovários poliquísticos e doenças na tiroide. Outras causas possíveis de infertilidade feminina são a endometriose, obstruções ou lesões nas Trompas de Falópio, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas menos recorrentes, como miomas e algumas doenças crónicas.
A idade (fertilidade diminui após os 35 anos) também constitui um fator de risco importante para a infertilidade na mulher. Há ainda a possibilidade de não se conseguir identificar a causa de infertilidade, permanecendo um problema inexplicável.
Infertilidade masculina
No caso da infertilidade masculina, alterações nos testículos, obstrução de dutos, doenças da próstata, problemas de ejaculação ou ereção e alterações no esperma são as razões mais comuns de infertilidade.
Procurar ajuda
Se o casal está há um ano a tentar engravidar, com relações sexuais contínuas e desprotegidas, está na altura de consultar um médico especialista em Reprodução Medicamente Assistida, seja num hospital público ou numa instituição privada. Na consulta de fertilidade, o casal realizará uma gama mais completa de exames de diagnóstico de infertilidade (ecografia vaginal, estudos hormonais, espermograma, etc.), analisando ainda o historial clínico de ambos os elementos.
NA MULHER
Podem ser causas de infertilidade:
- Problemas ovulatórios;
- Endometriose;
- Obstrução tubária;
- Tumores malignos;
- Malformações anatómicas.
NO HOMEM
Podem ser causas de infertilidade:
- Problemas de ereção ou ejaculação;
- Alterações na produção de esperma;
- Obstrução de ductos;
- Doenças da próstata;
- Obesidade extrema.