A higiene deve ser um momento agradável para o bebé. Fique a conhecer os cuidados a ter com o banho desde o nascimento.
Texto: Ana Margarida Marques

O banho do bebé deve ser um momento tranquilo e de dar conforto ao bebé. Por outro lado, o banho é uma oportunidade para os pais interagirem com o bebé.

Fique a saber os principais passos para dar o banho atendendo as necessidades do bebé, segundo o Colégio da Especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, da Ordem dos Enfermeiros.

Escolha o local

A banheira deve ser de plástico, adequada ao tamanho do bebé e colocada num local que seja confortável para os pais darem o banho.

Verifique o ambiente

É fundamental que o local para dar o banho seja previamente aquecido e sem correntes de ar. A temperatura ambiente deve estar entre 18 e 22 º C.

Reúna os acessórios do bebé

Junto à banheira, deve colocar uma toalha macia e o produto de limpeza. Se vai vestir o bebé no mesmo local deve também colocar a sua roupa, a fralda e o material de limpeza do coto umbilical.

Coloque a água

A água na banheira não deve ultrapassar oito centímetros de altura ou deve colocar apenas a água suficiente para que o bebé fique imerso com os ombros tapados.

Meça a temperatura da água

Na banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a água quente. Depois de misturada a água, a temperatura deve ser verificada com um termómetro ou com o seu cotovelo. A temperatura da água do banho entre 36 e 37 º C.

Coloque o bebé na banheira

O bebé deve ser colocado na água gradualmente, começando pelos pés e segurando a cabeça com uma mão, encostando-a ao braço.

Como tirar o bebé da banheira

Para evitar perda de calor do bebé, especialmente os primeiros banhos devem ser de duração curta. Caso deseje vestir o bebé num local diferente, deve ter em atenção a mudança de temperatura, protegendo-o bem.