Não há um pediatra ideal. São os pais que avaliam o que é mais importante para si e para o bebé. Fique com orientações para fazer uma escolha adequada.
Texto: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

O pediatra presta assistência médica e orienta os pais para que a criança tenha um desenvolvimento feliz e saudável.

É alguém em quem a mãe e o pai confiam e com quem podem conversar de forma aberta.

O pediatra dá conselhos e ensina estratégias para os pais cuidarem da criança.

É também quem está disponível para receber a criança em caso de doença.

É responsável por vigiar o estado de saúde e assegurar o bem-estar da criança. Por vezes, aconselha os pais a recorrer a outras especialidades médicas.

Alguns pediatras são especializados em determinadas áreas, como neonatologia, cardiologia ou alergias.

Muitas crianças são acompanhadas pelo mesmo médico desde o nascimento até aos 18 anos – a chamada idade pediátrica.

Não há um pediatra ideal. São os pais que avaliam o que é mais importante para si na escolha do médico.

Com base nas orientações da American Academy of Pediatrics, tenha em consideração alguns aspectos para uma escolha adequada do pediatra:

Localização do consultório

O consultório deve estar situado numa zona acessível. Sobretudo nos primeiros anos, as idas ao pediatra são muito frequentes e convém serem de fácil acesso.

Ambiente seguro e acolhedor

Certifique-se que o consultório tem condições para estar com o bebé, se está equipado com muda-fraldas e se tem uma área para amamentar.

Empatia e relação pais-pediatra

Os pais têm empatia com o pediatra e confiam nele. É uma pessoa calma, demonstra interesse e respeito pela criança, comunica abertamente com os pais e esclarece todas as suas dúvidas.

Marcação de consultas extra

Em caso de doença do bebé, saiba como pode marcar, em tempo útil, uma consulta com o pediatra ou, em alternativa, onde os pais se devem dirigir.

Disponibilidade por telefone ou e-mail

Caso seja um fator importante para os pais, é melhor informarem-se sobre a política do médico em receber e devolver telefonemas, mensagens ou e-mails com dúvidas.

Em caso de internamento

Poderá ser útil questionar se o médico trabalha também num hospital pediátrico para o caso de a criança ser internada e assim poder receber o apoio do seu pediatra.

Verificar seguro de saúde

Os pais devem antes verificar se o pediatra tem acordo com o seu seguro de saúde. Também é recomendável informarem-se sobre as condições a que têm ou não acesso.