Um estudo sugere que o peso excessivo antes ou durante gravidez pode despoletar condições como asma infantil, eczema, rinite e outras alergias na infância.
Ana Margarida Marques

De acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, ter peso excessivo antes de engravidar ou na gravidez pode ser um fator de risco para doenças alérgicas infantis. 

Investigadores estudaram a relação do índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez, o ganho de peso gestacional excessivo e o risco de doenças alérgicas infantis.

Entre os problemas alérgicos, o estudo destaca asma ou sibilância (“pieira”), rinite alérgica, eczema, e alergia alimentar ou medicamentosa.

Doenças alérgicas infantis têm elevada prevalência

A investigação foi levada a cabo por investigadores de Xangai e teve por base a análise de mais de 15 mil díades mãe-filho.

Em todo o mundo verifica-se uma elevada prevalência de doenças alérgicas infantis, com efeitos significativos na qualidade de vida e na saúde das crianças.

Por isso mesmo, os autores recomendam as mulheres a manter um peso adequado antes da gravidez e evitar o ganho excessivo de peso na gestação. Estas são “medidas de prevenção de doenças alérgicas nos seus filhos”, alertam os investigadores.