O novo ano letivo traz de volta muitas das rotinas em família. Estar organizado e manter a calma vai ajudá-lo a si e ao seu filho a gerir da melhor forma o regresso à escola.
Ana Margarida Marques

A organização é um ponto-chave para que o recomeço do ano escolar seja vivido com mais tranquilidade e harmonia em casa. 

Ter uma rotina irá ajudar o seu filho a saber o que está a acontecer e a lembrar-se do que precisa de fazer todos os dias.

Também poderá ajudar a reduzir o stress dos pais, o que é facilitador para o bem-estar de todos.

Dicas para o ajudar a organizar o seu tempo na hora de sair de casa:

  1. Antecipe tarefas para poupar tempo. Prepare de véspera tudo o que puder realizar no dia a seguir (arrumar a mochila, escolher a roupa, organizar snacks…)
  2. As crianças devem ir cedo para a cama. É muito importante estabelecer uma hora de deitar e ser consistente no horário ao longo da semana sem exceções.
  3. Seja o primeiro a acordar. Levante-se 15-30 minutos mais cedo do que as crianças (e mais cedo do que pensa ser necessário). Isto dar-lhe-á mais minutos e tranquilidade.
  4. Acorde o seu filho com tempo. Nalguns casos, ou nalguns dias mais “preguiçosos”, as crianças podem ter mais dificuldade em acordar ou não sair da cama com a celeridade que gostaria.
  5. Oriente o seu filho nas tarefas matinais. Dê à criança instruções calmas e claras sobre o que quer que ele faça e acompanhe-o com elogios assim que começar a responder positivamente.
  6. Valorize o esforço e nunca o erro. Encoraje a capacidade de cooperação da criança e incentive os bons comportamentos durante os afazeres.
  7. Seja paciente, acima de tudo com os mais novos. Note que poderá ter de lembrar mais vezes às crianças (em particular, as mais pequenas) o que devem fazer e quando fazer a tarefa.
  8. Encoraje a autonomia conforme a idade. À medida que as crianças crescem, tornam-se mais independentes. Por exemplo, aos cinco anos podem já colocar a lancheira na mochila, enquanto aos oito podem ir preparando o seu pequeno-almoço sozinhos.
  9. Reduza ao máximo as distrações. Mantenha desligada a televisão e outros dispositivos, a menos que tenha como estratégia compensar estar pronto a tempo com alguns minutos de ecrã, por exemplo.
  10. Evite os “conflitos” matinais. Se sabe que há algo que pode ser motivo de discórdias na hora de sair de casa, conversem sobre o tema no dia anterior para juntos encontrarem uma solução.

Fontes consultadas: Raising Children Network, American Academy of Pediatrics