Pais e professores devem reconhecer nas crianças mais brincalhonas e engraçadas um sinal de elevada capacidade intelectual, sugere um estudo levado a cabo pela Universidade Anadolu na Turquia.
Ana Margarida Marques

Uma equipa de investigação da Universidade Anadolu, na Turquia, conduziu um estudo para investigar a relação entre o quociente de inteligência (QI) e a capacidade de humor em crianças na faixa etária dos dez aos 12 anos.

O estudo foi realizado numa escola na Turquia com uma amostra composta por 112 meninos e 105 meninas.

Aos alunos foi pedido para escrever diversas legendas em dez bandas-desenhadas que deveriam ser tão engraçadas quanto relevantes. Um painel de cientistas e cartoonistas classificaram depois os trabalhos para estabelecer a relação entre o QI das crianças e a sua capacidade para criar piadas.

Na imagem as bandas desenhadas que 217 crianças turcas foram convidadas a preencher para testar as suas capacidades de humor. Investigadores apuraram que quanto mais alta for a pontuação de uma criança numa escala de QI, melhor será a sua piada. 

Capacidade verbal, visual-espacial e de memória associadas ao humor

Os resultados mostram que tanto a inteligência como a capacidade verbal, visual-espacial e de memória têm elevadas correlações com a capacidade de humor. Segundo os especialistas, a inteligência explicou 68% da capacidade de humor demonstrada pelas crianças que participaram no estudo. 

Citado pelo Daily Mail, o autor principal Ugur Sak avança: “Pais e professores devem estar cientes de que se a criança faz frequentemente humor de boa qualidade, é altamente provável que tenha uma inteligência extraordinária”.

As conclusões encontram-se publicadas na revista científica International Journal of Humor Research – Humor.

OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE PARA SI:

https://onossofilho.pt/brincar-e-poetizar-o-mundo/

https://onossofilho.pt/atividade-fisica-melhora-capacidade-de-regular-as-emocoes/