Estudo conclui que as crianças que são mais ativas fisicamente podem ter um maior autocontrolo emocional e, por sua vez, mais sucesso escolar.
Ana Margarida Marques

Existe uma correlação direta entre a atividade física e a capacidade de controlar as emoções, em crianças de 7, 11 e 14 anos de idade, refere um estudo publicado na revista PLOS ONE.

De acordo com os investigadores, as melhorias observadas na gestão das emoções entre crianças de 7 anos de idade no estudo têm um efeito positivo no desempenho académico.

“Mesmo dar às crianças oportunidades menos estruturadas de correr ao ar livre poderá ter uma importância significativa para o desenvolvimento”, refere a coautora do estudo, Michelle Ellefson.

“Precisamos realmente de assegurar que a atividade física não se torne uma área que as escolas sintam que podem legitimamente sacrificar para aumentar o desempenho académico [porque] tem um papel crucial a desempenhar”, avança Ellefson, professora na Universidade de Cambridge em Inglaterra.

Atividade física ligada a melhor desempenho académico na escola primária

Para o estudo, Ellefson e a sua colega, Fotini Vasilopoulo, avaliaram a atividade física de mais de 4 mil crianças de 7, 11 e 14 anos na Grã-Bretanha, através de um dispositivo móvel que mede o movimento e a vibração.

Os pais e professores preencheram questionários para medir as capacidades de as crianças regularem as suas emoções e comportamentos das crianças no estudo.

Um maior grau de atividade física estava ligado a capacidades mais elevadas de regular as emoções, mas não de regulação os comportamentos, em crianças das três faixas etárias.

Para crianças de 7 anos de idade, o aumento da atividade física previu positivamente melhores aptidões para auto regularem as emoções, o que contribuiu para um melhor desempenho académico ao longo do início da escola primária.

Para as crianças de 11 anos de idade, a atividade física parecia ter um impacto positivo nos resultados académicos devido a melhorias na forma de regularem os seus próprios comportamentos. 

Crianças ativas têm maior desenvolvimento infantil

Os resultados indicam que a atividade física é um elemento importante no desenvolvimento e escolarização das crianças.

O estudo demonstra a importância de garantir que as crianças tenham acesso a múltiplas formas de atividade física, particularmente as que vivem em ambientes menos favorecidos, segundo os investigadores.

“O fosso de resultados é um problema realmente complexo, mas sabemos que parte dele está ligado a crianças menos favorecidas com fracas capacidades de auto-regulação no início da infância”, adiciona Vasilopoulo.

“As atividades físicas que as ajudam a fazer coisas como concentrar-se numa tarefa ou manter a atenção podem ser parte da forma de colmatar essa lacuna”, segundo Vasilopoulo, especialista em yoga infantil e aconselhamento comportamental em Londres.