Existe uma correlação direta entre a atividade física e a capacidade de controlar as emoções, em crianças de 7, 11 e 14 anos de idade, refere um estudo publicado na revista PLOS ONE.
De acordo com os investigadores, as melhorias observadas na gestão das emoções entre crianças de 7 anos de idade no estudo têm um efeito positivo no desempenho académico.
“Mesmo dar às crianças oportunidades menos estruturadas de correr ao ar livre poderá ter uma importância significativa para o desenvolvimento”, refere a coautora do estudo, Michelle Ellefson.
“Precisamos realmente de assegurar que a atividade física não se torne uma área que as escolas sintam que podem legitimamente sacrificar para aumentar o desempenho académico [porque] tem um papel crucial a desempenhar”, avança Ellefson, professora na Universidade de Cambridge em Inglaterra.
Atividade física ligada a melhor desempenho académico na escola primária
Para o estudo, Ellefson e a sua colega, Fotini Vasilopoulo, avaliaram a atividade física de mais de 4 mil crianças de 7, 11 e 14 anos na Grã-Bretanha, através de um dispositivo móvel que mede o movimento e a vibração.
Os pais e professores preencheram questionários para medir as capacidades de as crianças regularem as suas emoções e comportamentos das crianças no estudo.
Um maior grau de atividade física estava ligado a capacidades mais elevadas de regular as emoções, mas não de regulação os comportamentos, em crianças das três faixas etárias.
Para crianças de 7 anos de idade, o aumento da atividade física previu positivamente melhores aptidões para auto regularem as emoções, o que contribuiu para um melhor desempenho académico ao longo do início da escola primária.
Para as crianças de 11 anos de idade, a atividade física parecia ter um impacto positivo nos resultados académicos devido a melhorias na forma de regularem os seus próprios comportamentos.
Crianças ativas têm maior desenvolvimento infantil
Os resultados indicam que a atividade física é um elemento importante no desenvolvimento e escolarização das crianças.
O estudo demonstra a importância de garantir que as crianças tenham acesso a múltiplas formas de atividade física, particularmente as que vivem em ambientes menos favorecidos, segundo os investigadores.
“O fosso de resultados é um problema realmente complexo, mas sabemos que parte dele está ligado a crianças menos favorecidas com fracas capacidades de auto-regulação no início da infância”, adiciona Vasilopoulo.
“As atividades físicas que as ajudam a fazer coisas como concentrar-se numa tarefa ou manter a atenção podem ser parte da forma de colmatar essa lacuna”, segundo Vasilopoulo, especialista em yoga infantil e aconselhamento comportamental em Londres.