Fique com sugestões de atividades diárias que ajudam no desenvolvimento do cérebro e promova estímulos positivos nas várias etapas da infância.
Ana Margarida Marques

O cérebro humano é um sistema biológico muito complexo, com uma atividade altamente dinâmica e que abrange mudanças ao nível estrutural e funcional. É crucial estimular o cérebro que se encontra em crescimento desde a nascença e ao longo da infância.

“Há um rápido crescimento cerebral nos dois anos iniciais de vida, que se estende até os oito anos de idade. Isso é acompanhado por uma lenta taxa de maturação funcional que se estende até o início da idade adulta. Os anos iniciais formam a base para a aprendizagem futura, bem-estar emocional e contribuem substancialmente para o sucesso da saúde e da vida. Cuidados nutritivos e responsivos constituem um pilar essencial no apoio e no estímulo ao desenvolvimento do cérebro “, disse à Indo-Asian News Service (IANS), Kavita Gohil, médico pediatra no Zen Multi Speciality Hospital, em Mumbai, na Índia.

Segundo a IANS, os pais e cuidadores podem recorrer a atividades diárias que contribuem para o estímulo e desenvolvimento do cérebro:

  • Garanta saúde, segurança e uma boa nutrição.
  • Desenvolva um relacionamento caloroso e atencioso.
  • Reconheça que cada criança é única.
  • Fale, leia e cante.
  • Incentive a autoexploração e a brincadeira.
  • Use disciplina e consistência para ensinar e ajudar a estabelecer uma rotina.
  • Envolva-se. Proporcione conforto, reforce o toque.

Segundo a mesma fonte, as crianças dependem dos pais e cuidadores para lhes fornecer as ferramentas necessárias para melhorar o seu desenvolvimento e ajudá-las a alcançar as competências necessárias ao longo da sua vida. As crianças crescem e aprendem melhor num ambiente seguro, livre de negligência e stress. As crianças precisam de ter oportunidades para explorar e satisfazer a sua curiosidade e, no de correr do processo, desenvolver as suas próprias competências para serem independentes.

Na mesma notícia, de acordo com o médico do Zen Multi Speciality Hospital, os pais podem e devem desempenhar um papel crucial para estimular a atividade cerebral regular e fornecer diferentes meios de estimulação.

As atividades recomendadas para estimular o processo de desenvolvimento podem variar de acordo com a idade e o temperamento da criança.

Nos bebés, é essencial desenvolver laços de amor e confiança, como parte do seu desenvolvimento social e emocional. Os bebés são mais estimulados através de atividades simples, como conversar, ler, cantar, tocar música, abraçar. É importante incentivar a independência, respondendo positivamente aos comportamentos desejados e incentivando a curiosidade.

Na fase pré-escolar as atividades podem incluir a leitura de histórias, trabalhos manuais, exposição a diferentes idiomas e música. É também essencial a consistência na disciplina e no ensino de tarefas, como lavar, vestir e comer.

As crianças mais velhas são mais independentes, pensam muito no futuro e também estão orientadas para as relações de amizade e o trabalho em equipa. De igual forma, sabem bem descrever os seus pensamentos e sentimentos. É muito importante incutir o sentido de responsabilidade, como ajudar nas tarefas domésticas, refere a mesma fonte.