Fique a conhecer as recomendações da UNICEF Portugal para apoiar todas as crianças, famílias e professores no arranque do novo ano escolar.

Está disponível um conjunto de materiais da UNICEF Portugal para crianças e jovens, pais e famílias, professores e educadores. As recomendações pretendem ajudar a alcançar “um regresso escolar que assegure o direito à educação, à saúde, à proteção e garanta o bem-estar da criança”.

Veja o vídeo da UNICEF sobre a importância de respeitar as normas de segurança na escola:

Para as famílias

Leia o guia “Como será o regresso à escola durante a pandemia da COVID-19?”. Saiba o que pode esperar e como podem as famílias apoiar as crianças neste processo.

“A pandemia da Covid-19 e as máscaras: Recomendações para as família” é outro tema abordado, com o intuito de apoiar as famílias na correta utilização de máscaras.

Para os pais, cuidadores e comunidade escolar

Também pode consultar o guia “Regressar à escola em tempo de pandemia: Recomendações para pais e cuidadores, diretores e professores”. A ideia é promover a saúde psicológica e do bem-estar das crianças e jovens neste regresso à escola. O documento é produzido em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Quase nove meses depois do início do surto da COVID-19, 872 milhões de alunos, metade da população estudante do mundo, em 51 países, não regressarão às salas de aula.

milhões de alunos, em 51 países, não regressarão às salas de aula em 2020.

Para Henrietta Fore, Directora Executiva da UNICEF: “É preciso que se olhe para as necessidades das crianças como um todo e se garanta que o interesse superior da criança é a prioridade”.

“Apelamos a um regresso à escola no qual a responsabilidade, o diálogo e o envolvimento de todos seja a nota dominante. Só assim conseguiremos manter as escolas abertas, para que todas as crianças tenham um espaço seguro para crescer e aprender, garantindo assim que todas as crianças têm uma oportunidade justa”, avança Beatriz Imperatori.