Especialistas da Universidade de Coimbra estão a desenvolver, em parceria com a Universidade de Oslo, um projeto de investigação sobre a saúde mental na gravidez e no pós-parto.
Ana Margarida Marques

Está a decorrer um projeto de investigação para promover a saúde mental materna durante o período perinatal, compreendido entre a gravidez e o primeiro ano após o parto.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra, e da Universidade de Oslo, na Noruega.

Questionário para grávidas e mães de bebés até 12 meses

No âmbito da investigação está disponível um questionário online que pode ser preenchido por todas as mulheres que estejam grávidas ou que tenham tido um bebé nos últimos 12 meses.

Para além da coordenadora do projeto Ana Fonseca, a equipa é composta por investigadores doutorados e não-doutorados do CINEICC (Anabela Araújo Pedrosa, Fabiana Monteiro, Mariana Branquinho, Sandra Xavier e Catarina Cardoso).

A iniciativa foi lançada a 29 de janeiro, na página das EEA Grants Portugal. 

Conhecer e comparar realidade em Portugal e Noruega

O projeto Women Choose Health tem como objetivo expandir o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão das mulheres no período da gravidez e pós-parto em relação às opções de tratamento quando têm sintomas de ansiedade ou depressão.

A iniciativa visa conhecer e comparar em Portugal e Noruega, as decisões mais frequentes das mulheres, o nível de conflito que sentem ao tomar a decisão, e os fatores que influenciam essa decisão, com vista à partilha e promoção de melhores práticas em saúde mental perinatal nos dois países.

O estudo deverá ter uma amostra mínima de cerca de 300 mulheres grávidas ou no período pós-parto com sintomas de ansiedade e/ou depressão em cada país.

A investigação foi financiada no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e tem a duração de 24 meses.