Birras dos 6 aos 12 meses

Saiba mais sobre a agressividade durante a primeira infância e sobre como lidar com as birras até ao primeiro ano de vida da criança.
Teresa Abreu, Psicóloga Clínica
À medida que o cérebro se desenvolve, as crianças mostram a sua agressividade, batendo, mordendo, dando pontapés ou estalos, empurrando ou puxando.

Agressividade enquanto brincam

As crianças podem usar estes comportamentos com os brinquedos, adultos ou outras crianças em contexto lúdico, mas também os usam como resposta à frustração ou para conseguirem algo que desejam.

A criança é egocêntrica

O sistema nervoso ainda não permite totalmente à criança descentrar-se e pôr-se no lugar do outro. É importante tentar perceber o que está a frustrar a criança e desencadeou determinado comportamento agressivo.

Como responder à criança

A reação dos pais deve ser calma, mas mostrar de forma clara a desaprovação do comportamento que a criança está a ter, para que ela possa compreender a necessidade de controlar esses comportamentos quando está frustrada.

Estratégias para os pais

  • Com dentes, a criança pode morder indiscriminadamente e, quando ganha o controlo das mãos, pode bater.
  • Ensinar-lhe desde logo o “não-não” de forma firme mas gentil. Conseguir a sua atenção com um “au, dói!” ou um “não!” com cara séria. Isto pode ter de se repetir durante meses até o comportamento parar.
  • É importante o afeto e a disciplina firme assim que estes comportamentos começam, pois velhos hábitos são mais difíceis de tirar e ajudam a criança a diferenciar-se do mundo, a delimitar o que é ela e o que não é, e a orientar-se sobre o que pode e o que não pode.