Como ver as coisas invisíveis

Descubra um novo livro que convida os leitores a treinar e melhorar a criatividade, disponível a todos e transversal a todas as áreas.

Out 22, 2021 | Atualidade, Ler

Todos conhecemos pessoas que passam pela vida de forma mais ou menos criativa. Estas pessoas têm uma ‘certa natureza’ que inspira. Para começar, a elas próprias! Mas também a quem as rodeia. Pessoas criativas não são, talvez, a maioria. Nem tão pouco são só os artistas.

Como diz Isabel Minhós Martins, uma das autoras do novo livro do @planetatangerina, a criatividade treina-se e melhora com a prática, está disponível a todos e é transversal a todas as áreas. 

Segundo ela “apesar de a criatividade não se ensinar ou aprender, é possível construir ambientes mais ou menos criativos. Ou promover processos de trabalho mais ou menos abertos, que convidem à experimentação, que não diabolizem o erro. No fundo, ser criativo é não pensar de forma automática.”

Coragem para experimentar novos caminhos

A forma como vivemos o nosso dia a dia exige alguma automatização, que nos permite sermos mais ou menos eficientes ou mais ou menos rápidos a fazer o que temos de fazer. Acções automáticas pressupõem respostas instantâneas ou previamente conhecidas, pelo hábito ou repetição, e permitem-nos poupar tempo.

Ao contrário, acções criativas têm como ponto de partida associações novas às quais poderemos chegar apenas se dispendermos tempo a pensar nelas. Implica alguma coragem para experimentarmos um caminho desconhecido e abertura para a possibilidade de reconhecermos que o desfecho pode não ser o que esperávamos. 

Trazermos a imaginação para o dia a dia

“Como ver coisas invisíveis”, ilustrado por Madalena Matoso, convida os leitores a pensarem em todas estas questões e “prova”, com os exemplos de cientistas, artistas e outras pessoas com muita imaginação, que a imaginação e a criatividade são ferramentas importantes em todos os aspectos das nossas vidas.

Como diz a ilustradora e autora de livros infantis Joana Estrela (@dortyparker) a “criatividade é o meio pelo qual a imaginação se materializa de alguma forma no mundo real.” Assim sendo, se pudermos trazer algo do que imaginamos para o dia a dia, a nossa vida será com certeza mais divertida.

Ficha técnica

Ilustrações: Madalena Matoso

Texto: Isabel Minhas Martins

Editora: Planeta Tangerina

Preço: 24,60€

0 Comments

Pin It on Pinterest