3 Perguntas-Respostas sobre o aumento das infeções respiratórias em crianças com a chegada do inverno. Siga as dicas do pediatra Paulo Oom.
Texto: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

Com o inverno, especialistas têm alertado para o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças e bebés, em particular do chamado vírus sincicial respiratório (VSR).

As crianças são muito vulneráveis a infeções sazonais, especialmente numa altura de pandemia em que muitos vírus se mantiveram “adormecidos” durante os confinamentos com as medidas para controlar a covid-19.

O pediatra Paulo Oom responde a três perguntas sobre os vírus respiratórios na chegada do inverno.

Por que razão estão a aumentar casos de infeção com VSR e/ou outras infeções respiratórias em crianças e bebés?

As infeções respiratórias são muito mais frequentes no inverno por uma combinação de fatores. Por um lado, a maioria dos vírus que atacam o sistema respiratório dão-se bem com o clima frio e húmido. Por outro lado, nas escolas o aglomerado de grupos de crianças em espaços fechados favorece assim a passagem dos vírus de uma criança para a outra. É um problema de todos os anos e se é verdade que algumas crianças lidam bem com a situação, outras parecem demasiado sensíveis e sofrem bastante com as constipações, gripes e companhia durante esta altura do ano. No entanto, é preciso distinguir o trigo do joio. E se é verdade que existem infeções respiratórias sérias e graves, felizmente que na maioria dos casos se trata de situações ligeiras e fáceis de resolver.

Se é verdade que existem infeções respiratórias sérias e graves, felizmente que na maioria dos casos se trata de situações ligeiras e fáceis de resolver.

Os mais pequenos são os mais afetados pelo VSR. Quais as idades mais preocupantes e porquê? 

Nos bebés com menos de um ano, uma situação relativamente frequente é a bronquiolite. Esta doença é provocada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca as vias respiratórias ainda imaturas da criança, levando-as a ficarem inflamadas o que provoca dificuldade em respirar. A bronquiolite começa habitualmente como uma vulgar constipação, tal como descrito acima, com tosse e febre baixa. Mas passados dois ou três dias a criança fica com dificuldade em respirar (“falta de ar”) e ruídos característicos na respiração (a “pieira” ou “gatinhos”). É também comum as costelas meterem-se para dentro durante a respiração (“tiragem”). Esta infeção, e as suas manifestações clínicas, são tanto mais graves quanto mais nova é a criança e especialmente nos bebés prematuros.

A bronquiotlite é uma doença provocada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca as vias respiratórias ainda imaturas da criança, levando-as a ficarem inflamadas o que provoca dificuldade em respirar.

Na chegada do inverno, quais são os principais cuidados que os pais devem ter para prevenir o VSR / outras doenças respiratórias?  

Algumas regras simples que podem ajudar a diminuir a incidência destas infeções:

  • Proteja o seu filho do frio. Utilize a roupa e agasalhos suficientes e adequados à temperatura ambiente.
  • Não exponha o seu filho ao mau tempo. Se lá fora está um vendaval, e se possível, adie a saída de casa para uma melhor altura.
  • Evite colocar o seu filho em locais fechados na presença de muitas pessoas (crianças ou adultos) pois é principalmente nestes que se faz a transmissão dos vírus respiratórios.
  • Se possível, evite o contacto do seu filho com crianças ou adultos doentes. Por vezes é impossível, principalmente quando os adultos doentes são os pais e as crianças engripadas os irmãos.
  • Se possível, não deixe o seu filho em instituições que mantêm muitas crianças em contacto umas com as outras em salas fechadas, como infantários ou creches superlotados. No primeiro ano de vida (e de preferência nos 2 primeiros anos) o lugar do bebé deve ser em casa (dos pais, avós ou de uma ama que cuide de poucas crianças). Infelizmente, isto nem sempre é viável.
  • Algumas crianças têm uma maior tendência para adoecerem, como é o caso das crianças com asma, fibrose quística, diabetes ou das portadoras de trissomia 21 (síndrome de Down). Fale com o seu pediatra sobre este assunto de modo a prevenir as infeções virais eficazmente.
  • Se o seu filho é dado a este tipo de doenças, e principalmente se no Inverno anterior esteve muitas vezes doente, o seu pediatra pode querer que ele faça uma vacina especial antes do início da época fria de modo a ajudar o seu sistema de defesa a combater este tipo de infeções.
  • Não existem conselhos milagrosos que ajudem a prevenir por completo estas doenças ou atitudes mágicas que as tratem de um dia para o outro. Cada criança é um caso diferente na sua capacidade para se defender das infeções e na resposta aos tratamentos. Use o bom senso e o seu pediatra.

Cada criança é um caso diferente na sua capacidade para se defender das infeções e na resposta aos tratamentos. Use o bom senso e o seu pediatra.