O Modelo Touchpoints foi implementado pelo pediatra norte-americano T. Berry Brazelton (1918-2018).
É um método baseado nos chamados pontos de referência (touchpoints), um conceito-chave para mencionar os momentos críticos da criança essenciais ao seu desenvolvimento.
Nesta abordagem, os touchpoints ocorrem antes de um surto de crescimento rápido no desenvolvimento, ao nível motor, cognitivo ou emocional, quando, durante um breve espaço de tempo, se verifica uma alteração no comportamento da criança.
Estes pontos-chave relacionam-se com os surtos de crescimento do bebé, podendo estar associados ao choro, ao sono, à higiene, entre outros.
Frequentemente a criança tem regressões em diversas áreas e torna-se difícil compreendê-la, o que alarma, por vezes, os pais.
Assim, o modelo de Brazelton antecipa algumas dessas dificuldades previsíveis, transformando-as em oportunidades para compreender e apoiar melhor a criança no seu crescimento.
Em resumo, é uma abordagem potenciadora da capacidade de os pais lidarem com cada etapa do desenvolvimento da criança.
A sua filosofia assenta na ideia de que a parentalidade deve ser entendida como um processo de tentativa e erro, com o objetivo de potenciar o vínculo afetivo entre pais e filhos.
A parentalidade deve ser entendida como um processo de tentativa e erro, com o objetivo de potenciar o vínculo afetivo entre pais e filhos.
O método em Portugal
Pediatra respeitado em todo o mundo e considerado pioneiro na área do desenvolvimento da saúde mental infantil, T. Berry Brazelton fundou o Brazelton Touchpoints Center®.
O Brazelton Touchpoints Center® atualmente desenvolve um programa de prevenção e treina profissionais para servirem melhor as famílias e as próprias crianças.
Juntamente com o pediatra Joshua Sparrow, T. Berry tornou-se popular com a publicação de uma coleção de guias práticos intitulada “Método Brazelton”.
Em Portugal a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família é uma fundação privada, sem fins lucrativos, criada a 1 de Março de 2010, e reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros a 30 de Julho de 2010.
Berry Brazelton e João Gomes-Pedro foram os pediatras instituidores. Apesar de recente sob a forma de fundação, é um projeto com mais de 40 anos de intervenção científica, educacional e clínica por parte dos muitos que hoje lidam com as ciências do bebé e da família em Portugal e no mundo. A fundação atua na área da formação, divulgação e na investigação.
O Modelo Touchpoints envolve um trabalho articulado entre os profissionais e os serviços de saúde, educação e sociais ligados à criança. O intuito é criar uma linguagem comum e responder às necessidades das crianças e das suas famílias.
6 Conselhos aos pais
Os pressupostos parentais assentes no modelo dos touchpoints são:
- Os pais são os peritos dos seus filhos.
- Todos os pais têm forças.
- Os pais querem fazer bem com os seus filhos.
- Todos os pais têm algo fundamental para partilhar em cada etapa do desenvolvimento.
- É normal os pais terem sentimentos ambivalentes.
- A parentalidade é um processo construído por tentativa e erro.
Mais informação: www.fundacaobgp.com