A leitura promove o desenvolvimento infantil. Fique com sugestões e conselhos sobre os livros mais adequados de acordo com a idade da criança.
Ana Margarida Marques

Apologista de que a leitura é uma ferramenta essencial na promoção do desenvolvimento infantil, a terapeuta Paula Bravo apresenta, aos pais, estratégias para uma escolha adequada dos livros consoante as faixas etárias.

Existem diversas opções de livros a cada etapa do desenvolvimento: com fotografia ou imagens simples (animais, objetos de uso diário…); imagens com ações (pessoas e animais a comer, dormir…), de histórias simples ou de enredos mais complexos. 

A partir dos seis meses deve-se permitir que o bebé explore livros adequados à sua idade, aconselha a especialista.

Dos zero aos seis meses

Nos primeiros seis meses, aconselham-se especialmente os livros de cartão grosso, de pano ou plastificados, com páginas que devem ser fáceis de virar. É a altura em que a criança fica a observar os livros e que expressa especial interesse por imagens coloridas e grandes e por caras de pessoas. Leva os livros à boca e estabelece um primeiro contacto com muitos objetos.

Dos 12 aos 24 meses

À medida que vai crescendo, o bebé já se senta sozinho e consegue agarrar e transportar o livro. Segura-o na posição correta, virado para cima. Entrega o livro ao adulto para que o leia.
Os livros mais indicados são coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objetos em situações familiares, como dormir, comer e brincar. Nesta fase, os livros devem ter poucas palavras.

A partir dos dois anos

A criança aprende a segurar bem o livro e a virar as páginas entre os dois e os três anos. Já procura para a frente e para trás as ilustrações que conhece e de que mais gosta. Relaciona o texto com a imagem. Diz frases completas de cor. Os livros mais adequados continuam a ser os coloridos, com páginas de cartão, mas também com páginas de papel. São indicadas as histórias sobre crianças e famílias e com temas como amigos, alimentos, animais, carros e comboios.