Saiba quais os cuidados a ter com a higiene desde o nascimento por área corporal, respeitando as especificidades pele do bebé.
Texto: Colégio da Especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, Ordem dos Enfermeiros | Edição: Ana Margarida Marques

A higiene do bebé pode ser uma boa oportunidade para interagir com a criança. Os pais devem ter especiais cuidados com a limpeza de cada zona do corpo do bebé. A saber:

Cabeça

Apesar de a fontanela poder não estar ainda fechada deve lavar a cabeça do bebé com suavidade para evitar o aparecimento de crostas lácteas. Se estas aparecerem deve massajar a cabeça suavemente com compressas embebidas em óleo de amêndoas doces.

Rosto

O rosto deve ser limpo com uma bola de algodão embebida em água mineral e os olhos com compressas com soro fisiológico no sentido nariz orelha. Se tiver serosidade ou muco humedeça antes de limpar.

Ouvido

A parte exterior do ouvido deve ser limpa com uma pontinha da toalha ou com uma compressa de modo a limpar apenas a água que ficou do banho. Nunca deve utilizar cotonetes mesmo as que dizem ser indicadas para bebés pelo risco de perfuração. A cera produzida no canal auditivo externo protege o ouvido médio e interno das infeções.

Narinas

A limpeza das narinas é importante porque os bebés respiram quase exclusivamente pelo nariz e se este estiver obstruído têm mais dificuldade em respirar e também em alimentar-se. O ideal é humedecer com soro fisiológico e limpar com uma compressa. Se houver muitas secreções pode ser necessário usar o aspirador.

Pilinha e pipi

A pilinha e o pipi devem ser limpos sempre que trocar a fralda e esta deve ser mudada com frequência. A urina e as fezes contêm elementos que provocam irritação deixando a pele vermelha e com erupções pelo que deve ser limpa sempre que o bebé estiver sujo. Se possível deve lavar sempre com água tépida e um sabão neutro e depois secar muito bem; evitar a utilização de toalhinhas.

Nos meninos deve limpar a área à volta dos testículos e por baixo da pilinha. Nas meninas deve limpar da frente para trás para evitar a contaminação da vagina por fezes. Há que ter especial atenção às pregas que devem ficar bem secas porque a humidade favorece a irritação da pele e as infeções. Recomenda-se a utilização dum creme gordo para hidratar e prevenir a dermatite da fralda.

Unhas

As unhas do bebé devem ser cortadas quando necessário mesmo após o nascimento. Faça-o com uma tesoura apropriada de pontas redondas e limadas. A tesoura deve ser exclusiva do bebé, não devendo usar-se nos adultos ou em outras crianças.

Os bebés têm alguma resistência a cortar as unhas, por isso deve cortar as unhas enquanto outra pessoa segura o dedo do bebé ou enquanto está a dormir. As unhas podem ser limadas suavemente para evitar que o bebé se arranhe. Nunca corte as unhas ou as peles com os dentes.

AUTORES CONSULTADOS 

Cuidados básicos de puericultura ao recém-nascido – Mónica Oliva e Manuel Salgado. Revista Saúde Infantil no 25, 2003.

Projeto Janela aberta à família – Consejería de Salud y Bienestar Social da Junta Autónoma da Andaluzia. Recomendações para o banho ao bebé. Cuidados ao recém-nascido – Guia de Obstetrícia.

Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica – Marilyn J. Hockenber- ry, Wilson e Winkelstein. Rio de Janeiro. Elsevier Editora, 2006.