ELÁSTICO
JOGADORES: mínimo de 3
MATERIAL: um círculo de elástico
OBJETIVO: Saltar ao ritmo da lengalenga, sem cair pu pisar o elástico.
As crianças têm que saltar o elástico sem o pisar ao ritmo de uma lengalenga que combinarem previamente.
Duas das crianças suportam o elástico e a outra(s) saltam. Quem salta, perde quando pisa o elástico e dá a vez a outra criança para saltar.
O elástico começa por ser colocado à altura dos pés e vai subindo à medida que os saltos forem sendo cumpridos com sucesso.
MACACA
JOGADORES: mínimo de 2.
MATERIAL: pedra pequena e giz.
OBJETIVO: saltar ao pé coxinho pela macaca desenhada no chão, sempisar.
Desenhar uma macaca no chão. Na rua, usar um pau de giz, na praia pode usar um pau ou até o dedo para desenhar na areia.
A pedra é inicialmente lançada para a casa 1. A casa onde está a pedra não pode ser pisada. Todas as casas têm que ser percorridas ao pé coxinho, exceto as casas 4 e 5 e 7 e 8 onde os dois pés devem ser colocados em simultâneo.
No regresso, a pedra deve ser apanhada, sem colocar os dois pés no chão. Terminado, repete-se o percurso, lançando sempre a pedra para a casa seguinte.
Perde, quem colocar ambos os pés no chão, pisar os riscos, ou ao atirar a pedra no início, não acerte na casa desejada.
SEY
JOGADORES: 2.
MATERIAL: pedra e areia da praia.
OBJETIVO: descobrir a pedra escondida na areia.
Sey é um jogo tradicional africano, tradicionalmente jogado na praia.
Sentados frente a frente, na areia da praia, os dois jogadores fazem dois círculos concêntricos na areia e escavam três covinhas para cada um do jogadores.
O primeiro a jogar, segura a pedra com as mãos, envolvendo-a em areia, A esta pedra chama-se “tibi”. O objetivo é esconder a “tibi” numa das três covinhas, sem que outro jogador veja, enquanto enche as covinhas com areia.
O adversário tem que adivinhar em qual das covas está escondida a “tibi”. Tem apenas uma hipótese. Se acertar passa a ser ele a esconder a “tibi”. Se falhar, o primeiro jogador acrescenta mais uma covinha à direita das que já tinha e repete o jogo.
Não se pode voltar a esconder a “tibi” na mesma cova.
PONTOS DE AREIA
JOGADORES: mínimo de 2.
MATERIAL: 3 pedras para cada jogador.
OBJETIVO: marcar pontos nos círculos desenhados na areia.
Os jogadores decidem quantos círculos vão desenhar na areia e qual o tamanho de valor em pontos de cada círculo. Os círculos que valem mais pontos são os mais pequenos. Traça-se uma linha na areia, a cerca de dois metros de distância dos círculos.
A partir dessa linha, cada jogador lança as suas três pedras para caírem dentro dos círculos desenhados. Somam-se os pontos conseguidos pelo jogador e joga o próximo. Ganha quem alcançar primeiro os 100 pontos.
Pode optar por tornar o jogo mais complexo se adicionar um círculo com armadilha, por exemplo: “ficas uma vez sem jogar”.
ESCRITO NO CÉU
JOGADORES: No mínimo 3
MATERIAL: não é necessário
OBJETIVO: Descobrir as palavras do escritor
Sortear qual é o jogador escritor. Combinar qual será o tema da ronda, por exemplo, flores, comida, desporto, cores, emoções, etc.
O jogador escritor pensa numa palavra relacionada com o tema e escreve-a lentamente, com o dedo no ar. Os restantes jogadores tentam descobri-la, um de cada vez dá o seu palpite. Podem existir palpites iguais. Só no final de ouvir todos os palpites o jogador escritor revela qual é a sua palavra. Quem adivinhou a ronda ganha dois pontos.
O jogador escritor ganha um ponto por cada resposta certa na sua palavra.
Na ronda seguinte muda-se o escritor.
Vence o jogo quem primeiro alcançar 15 pontos
OUTRAS BRINCADEIRAS
- JOGO DO GALO
Pode ser desenhado com os dedos na areia
- ESCONDER OBJETOS NA AREIA DA PRAIA
Optar por objetos que não sejam muito pequenos pois podem facilmente perder-se
- DESENHAR LETRAS OU PALAVRAS NA AREIA
Mediante a idade da criança, pode incentivá-la a demonstrar o que já saber escrever ou mesmo escrever mensagens secretas.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Josep M. Allué, “O grande livro dos Jogos”, Âncora Editora, 1999
Patrícia Pereira Santos, “ Brincar com tradição – Jogos tradicionais para crianças”, Câmara Municipal de São Brás de Alportel, 2006