No tempo de calor a grávida deve adotar estratégias para encontrar conforto e bem-estar. Fique com dicas práticas para desfrutar do verão em pleno.
Texto: Ana Margarida Marques | Fotografia: Shutterstock

A gravidez não deve impedir a futura mãe de viver a estação com prazer e em segurança. Contudo, as autoridades de saúde recomendam cuidados essenciais com o sol e o calor para salvaguardar a grávida e o bebé no útero.

Beba muitos líquidos 

No verão deve aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia. É importante beber água, mesmo quando não tem sede. Se beber sumos opte por sumos de fruta natural sem açúcar. Evite bebidas açucaradas. Nos dias de temperaturas elevadas deve reforçar os cuidados de hidratação, mantendo-se fresca e confortável.

Modere a exposição ao sol

Evite a exposição direta ao sol, entre as 11 e as 17 horas. São desaconselháveis atividades físicas que exijam esforço, principalmente nos horários mais quentes. Quando estiver ao ar livre, deve usar roupas frescas, chapéu, de preferência, de abas largas, e óculos que ofereçam proteção contra a radiação UVA e UVB.

Use um protetor solar adequado

A gravidez é um período da vida que a hiperpigmentação surge com mais facilidade, quer o melasma (vulgo pano), quer a pigmentação de outras áreas corporais. Use protetor solar com um índice adequado ao seu tipo de pele, igual ou superior a 30. Renove a sua aplicação sempre que estiver exposta ao sol, de 2 em 2 horas. 

Mantenha-se fisicamente ativa

Caminhe com frequência. Não permaneça sentada demasiado tempo. Em espaços interiores, procure locais frescos e arejados. As caminhadas à beira-mar promovem saúde, bem-estar e ajudam a aliviar o peso dos membros inferiores, aumentando o retorno venoso. Use calçado confortável no dia a dia, para caminhar sem incómodos.  

Tenha uma alimentação cuidada

Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia. Evite refeições muito quentes ou condimentadas. A alimentação deve ser variada, equilibrada e completa. Evite estar mais de três horas e meia sem comer. Prepare e cozinhe os alimentos de forma saudável, como grelhados, cozidos ou salteados. Modere o uso do sal e do açúcar.

Atenção aos riscos alimentares

Especialmente no verão muitas refeições acontecem fora de casa. Diminua o risco de intoxicação alimentar, evitando alimentos crus mal lavados ou malcozidos (ovos, legumes, frutas, peixes, carnes de aves). Consuma apenas leite e queijos pasteurizados. Fora de casa, evite refeições à base de frango e de marisco.

Lave frequentemente as mãos 

No contexto da pandemia declarada pela Organização de Saúde, a grávida deve reforçar os cuidados de higiene com as mãos e levar a sério os cuidados de etiqueta respiratória e uso de máscara, sempre que se justifique. Nas férias quando estiver fora de casa, siga rigorosamente os conselhos da Direção-Geral da Saúde. 

Durma bem e relaxe

A gestação traz alguns desconfortos típicos, como fadiga, azia ou indisposição, dores de costas, sonolência, frequência urinária, obstipação ou sensação de pernas inchadas. É importante que descanse, relaxe e durma bem. Poderá sentir-se melhor ao dormir com uma almofada a elevar o tronco. Nas noites quentes, opte por usar roupa fresca. 

Fonte consultada: Conselhos para um verão seguro, Direção-Geral da Saúde