Quais os cuidados de higiene a ter na idade das fraldas?
É muito importante ter os cuidados de limpeza adequados sempre que trocar a fralda e esta deve ser mudada com frequência. Nas meninas deve limpar da frente para trás, para evitar a contaminação da vagina por fezes.
Quando deve começar a ser feita a lavagem dos genitais nas meninas?
A lavagem deve ser sempre feita quando a menina começa a adquirir autonomia a ir à casa de banho.
Como deve ser feita a higiene íntima nas meninas desde a nascença?
A mucosa vaginal é muito sensível e pode inflamar-se com facilidade, se sujeita a trauma ou fricção. A limpeza deve ser sempre no sentido anterior-posterior, para evitar que o papel higiénico ou o toalhete tragam bactérias que residem nas fezes (como o colibacilo) para a região vagino-uretral.
Qual é a importância de usar os produtos de higiene íntima?
Há sabonetes e gel de banho que não causam irritação na pele, mas que podem afetar a mucosa vaginal, afinal a única mucosa tão exposta a estes produtos. Considere usar produtos hipoalergénicos e concebidos para a higiene chamada “íntima”.
Os principais sinais de inflamação dos órgãos genitais são: ardor ou dor, irritação e vontade de coçar (prurido ou comichão).
Quais os principais sinais de inflamação nos órgãos genitais?
Os principais sinais de inflamação dos órgãos genitais são: ardor ou dor, irritação e vontade de coçar (prurido ou comichão).
Quais as principais causas de inflamação?
Uma das causas de inflamação é a manipulação dos órgãos genitais, o que é habitual nas meninas aproximadamente aos três anos de idade.
Por que razão as meninas tendem a ter mais infeções urinárias do que os meninos?
Nas meninas há uma maior proximidade da região vaginal e da uretra da região anal (nos rapazes o percurso é muito maior). Este facto pode favorecer infeções urinárias nas meninas.
Qual é a razão de a observação dos genitais fazer parte do exame de saúde?
É importante verificar nas meninas eventuais alterações anatómicas ou pequenas malformações, como por exemplo a colagem (sinequia) dos pequenos lábios, que são detetadas no primeiro ano de vida.