Saiba como cresce a criança nos primeiros anos de vida. Inclui sugestões para ajudar os pais a acompanhar cada etapa do crescimento.
Texto: Teresa Abreu | Ilustrações: Patrícia Alves

Leia com atenção

  • Cada bebé é único e desenvolve-se ao seu próprio ritmo.
  • A evolução do seu bebé pode acontecer mais cedo ou mais tarde, sem que isso seja motivo de preocupação.
  • É possível uma aparente regressão na aquisição de competências sempre que há uma nova etapa.
  • Um espírito de abertura e uma boa dose de amor e sintonia por parte dos pais facilitará o encontro entre o mundo da criança e aquele que ela encontra.
  • Os pais devem partilhar as suas preocupações com um médico da sua confiança.
  • As preocupações dos pais são fruto da sua vulnerabilidade, mas por vezes a sua sensibilidade pode alertar para uma necessidade de apoio ou intervenção.

crescimento bebe

1.º Mês

Desenvolvimento físico

No primeiro mês, o bebé apresenta reflexos como o de preensão, de sucção, de Moro (movimentos bruscos, como o abrir as mãos, face a ruídos). A cabeça é muito pesada e cai se não estiver apoiada. Vê com maior nitidez a 25-35 cm (distância da cara da mãe quando amamenta).

Desenvolvimento psicoafetivo

Examina o ambiente: discriminação visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, de tempera- tura e perceção da dor. Aprende a regular-se em termos de sono, de alimento e de elimina- ção. Acompanha a pessoa com o olhar, distingue caras conhecidas de desconhecidas.

Sociabilidade

A face da mãe é o que mais o encanta, desde as primeiras horas consegue imitar caretas. Quer ouvir, olhar e dar respostas às suas pro- postas, adora “conversar” por expressões.

Sugestões para os pais

Segure o bebé de frente para si, fale, cante e sorria, brinque com ele e toque-o, não se poupe em beijinhos, carícias, embalos e suaves massagens.


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2.º Mês

Desenvolvimento físico

No segundo mês o bebé já mantém a cabeça erguida, descobre as mãos que estão mais relaxadas e abertas, e distingue vermelho de verde.

Desenvolvimento psicoafetivo

Uma vida cresce dentro de si, é muito importante protegê-la, evitando o álcool, tabaco ou outras substâncias que contenham químicos prejudiciais ao organismo.

Sociabilidade

Sorri e vocaliza quando lhe sorriem ou falam e forma uma espécie de “dueto musical” com a pessoa.

Sugestões para os pais

Retribua os sorrisos do seu bebé. Coloque-o de bruços e fale com ele, brinque com as pernas, braços e mãos do bebé, aproveite o banho para brincar.


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3.º Mês

Desenvolvimento físico

Ao terceiro mês, as pernas estão mais esticadas e firmes, segura a cabeça com firmeza e observa as mãos, distingue o azul.

Desenvolvimento psicoafetivo

Os olhos seguem objetos, alcança uma argola e reconhece o seu rosto e cheiro, voltando a cabeça para a sua voz.

Sociabilidade

Apresenta diferentes choros para comunicar, exprime prazer e desprazer agitando os mem- bros, sorri para a receber e dá gargalhadas.

Sugestões para os pais

Balance um objeto, deixe que o bebé o observe e alcance, responda com entusiasmo.


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4.º Mês

Desenvolvimento físico

Chegado ao quarto mês, o bebé já consegue virar-se de lado e de costas, controla as mãos e os pés, ajuda a sentar-se, segura a cabeça, gosta que o agarrem em pé, distingue as cores primárias e consegue focar o objeto a qualquer distância.

Desenvolvimento psicoafetivo

Descobre um mundo novo à sua volta, explora tudo com a boca e com os olhos, consegue agarrar os objetos e vocaliza.

Sociabilidade

Adora passear ao colo, mostra preferência por pessoas mais próximas e não gosta de estar sozinho, vincula-se aos pais e começa a ter algum sentido de humor.

Sugestões para os pais

Fale e brinque com o bebé, comente o que faz e o que se passa, dê-lhe coisas para agarrar, mostre-lhe diferentes objetos interessantes e compense os seus fracassos deixando-o agarrar.


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5.º Mês

Desenvolvimento físico

De barriga para baixo, o bebé ergue o corpo apoiado nas mãos, rola, distrai-se com os pés e as mãos, descobriu os dedos dos pés, controla a cabeça, tem a perceção da profundidade e distingue cores.

Desenvolvimento psicoafetivo

Agarra objetos com as duas mãos, leva tudo à boca, sorri com o seu reflexo no espelho.

Sociabilidade

Apresenta-se mais expressivo, revela timidez, medo, repugnância e raiva, diferencia a voz amistosa da zangada e reage de modo diferen- te, agita os membros para chamar a atenção.

Sugestões para os pais

Sente o seu bebé e coloque objetos ao seu alcance, dance com ele, imite os seus sons acrescentando variações de tom e sonoridade, apresente-o às pessoas que não conhece e dê-lhe tempo para se habituar.


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6.º Mês

Desenvolvimento físico

Aos seis meses, o bebé já rola nas duas direções, apoia-se nos antebraços, rasteja, senta-se com ajuda, muda os brinquedos de mão, se tiver uma coisa na mão, larga-a para pegar noutra; surgem os primeiros dentes.

Desenvolvimento psicoafetivo

Alcança os brinquedos e mostra interesse pelos detalhes como a textura, leva-os à boca, fala espontaneamente com os brinquedos, imita sons, vira-se na direção do som e vozes e faz bolhinhas de saliva.

Sociabilidade

Vira-se quando o chamam, participa nas con- versas a palrar, compreende “não” e “adeus”, capta a atenção de forma mais visível e determinada, usando o toque ou levantando os braços.

Sugestões para os pais

Esconda os brinquedos e ajude o bebé a encontrá-los, leia-lhe livros, faça gestos largos e expansivos com um tom de voz adequado.


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7.º Mês

Desenvolvimento físico

Senta-se sozinho, leva o pé à boca e bate na mesa com brinquedos.

Desenvolvimento psicoafetivo

Pode voltar a acordar à noite, encontra objetos parcialmente escondidos e mostra vontade de comer sozinho.

Sociabilidade

Olha à volta como se fosse “dono do mundo”, ri e brinca com uma expressão de triunfo, olha e tenta tocar noutro bebé e responde ao seu nome.

Sugestões para os pais

Ajude o bebé a sentar-se, deixe-o ver-se no espelho, chame-o pelo nome e deixe-o comer com a mão. Quando ficar frustrado, conforte-o e ajude-o a aprender a confortar-se.


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8.º Mês

Desenvolvimento físico

O bebé tenta deslocar-se rastejando e estica-se para chegar aos objetos, balança para trás e para a frente e segura-os firmemente.

Desenvolvimento psicoafetivo

Mostra Interesse por jogos, adora especial- mente atirar objetos ao chão e brincar ao “atira-apanha”.

Sociabilidade

Percebe o “não” e diz “mamã” e “papá” com significado, apresenta uma ligação especial à mãe.

Sugestões para os pais

Brinque de esconder a cara, faça brincadeiras no banho e dê-lhe as mãos para o ajudar a pôr-se de pé.
Seja paciente com o bebé quando este atira objetos ao chão.


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9.º Mês

Desenvolvimento físico

Aos nove meses, começa a gatinhar, pega nos objetos com o polegar e um dedo fazendo uma pinça e põe-se em pé.

Desenvolvimento psicoafetivo

Reconhece jogos e rimas familiares, ri nos momentos certos, antecipa os movimentos, aponta para as coisas, pega em dois cubos e olha-os como se os comparasse, pode ter dificuldades no sono ou na alimentação.

Sociabilidade

Volta-se quando o chamam, deseja participar nas brincadeiras e exprime a sua vontade, a ansiedade em relação a pessoas estranhas está no pico e olha para os pais à procura de pistas de confiabilidade.

Sugestões para os pais

Faça brincadeiras com contacto físico, deixe-o chapinhar na água, surpreenda-o não fazendo logo o movimento que ele está à espera, elogie-o e felicite-o. Explique-lhe o que vai fazendo no seu dia-a-dia e nomeie os objetos, ajude-o a acalmar à noite.


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10.º Mês

Desenvolvimento físico

Já se consegue deslocar para diante, é capaz de se levantar apoiando-se nos móveis e gosta de mudar de posição. Começa a rodar para os lados quando está sentado.

Desenvolvimento psicoafetivo

Investiga ativamente brinquedos que produzem som, procura brinquedos, habitua-se à rotina, diz “adeus”, levanta o pé para se calçar, etc. Sabe o que vai acontecer quando bate com um objeto ou o deixa cair e pode dizer a primeira palavra.

Sociabilidade

Procura pessoas conhecidas se lhe perguntar “onde está o…”, responde ao pedido verbal, imita e é muito recetivo ao incentivo. Gosta de interagir com outros bebés. Mostra preferência por um determinado objeto (cobertor, pe- luche…) que o ajuda a adormecer e reconforta.

Sugestões para os pais

Mostre-lhe como se faz para ele a imitar, ajude o bebé a acenar ou a bater palmas, veja livros com ele, deixando-o virar as páginas. Tem de decidir quando é preciso dizer “não”.


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11.º Mês

Desenvolvimento físico

O bebé já se senta sozinho, leva o pé à boca e bate na mesa com brinquedos.

Desenvolvimento psicoafetivo

Pode voltar a acordar à noite, encontra objetos parcialmente escondidos e mostra vontade de comer sozinho.

Sociabilidade

Olha à volta como se fosse “dono do mundo”, ri e brinca com uma expressão de triunfo, olha e tenta tocar noutro bebé e responde ao seu nome.

Sugestões para os pais

Ajude o bebé a sentar-se, deixe-o ver-se no espelho, chame-o pelo nome e deixe-o comer com a mão. Quando ficar frustrado, conforte-o e ajude-o a aprender a confortar-se.


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12.º Mês

Desenvolvimento físico

É capaz de se deslocar, podendo até levantar um pé. Bate palmas, atira coisas ao chão, procura-as e pede que lhas dêem.

Desenvolvimento psicoafetivo

Descobre os objetos, é curioso e explorador, mostra coisas num livro, diz a primeira palavra compreensível para os pais.

Sociabilidade

Oferece o brinquedo mas não o larga e abana a cabeça para dizer “não”.

Sugestões para os pais

Esconda o brinquedo com ele a ver para depois o encontrar, segure-lhe nas mãos para que caminhe, felicite-o com as suas conquistas ajudando-o a sentir-se orgulhoso e contente consigo próprio.


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14.º Mês

Desenvolvimento físico

Aguenta-se em pé e já anda. Come sem ajuda, roda a mão para levar a colher à boca e empilha dois cubos.

Desenvolvimento psicoafetivo

Imita o adulto, imita garatujas e gosta de pôr e tirar objetos numa caixa.

Sociabilidade

O bebé aprecia reuniões sociais e gosta muito de participar nelas.

Sugestões para os pais

Ensine a criança a fazer o que você está a fazer, dê-lhe alimentos mais sólidos que não escorregam na colher. Para brincar, dê ao bebé pequenas caixas com ou sem objetos dentro ou blocos de madeira.


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16.º Mês

Desenvolvimento físico

Ao 16.º mês, o bebé ajoelha-se e baixa-se para se sentar, sobe escadas de gatas e traz os objetos a pedido.

Desenvolvimento psicoafetivo

Identifica partes do corpo e objetos num livro, folheia o livro, reproduz sons de animais, tenta despir-se, compreende ordens simples, calça meias, sapatos e luvas, tem melhor controlo sobre o lápis e usa o brinquedo no espaço de relação entre ele e a mãe.

Sociabilidade

Inibe-se com um “não”, tenta colaborar nas atividades, dá a mão para se sentir seguro, mostra e oferece brinquedos, atira objetos quandoestá chateado e pode começar a fazer birras, trata o pai e a mãe de forma diferenciada, pode sermais duro para quem se ocupa mais dele.

Sugestões para os pais

Deixe-o ajudar sempre que possível e coloque-o onde possa participar dos acontecimentos, incentive-o a repetir o nome das coisas ouatividades, pegue
na criança com calma e estabeleça limites firmes, assegurando à criança de que não ficará perigosamente descontrolada.


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18.º Mês

Desenvolvimento físico

Caminha sozinho, bebe de um copo, alimenta-se com uma colher, diz pelo menos dez palavras e segue o trajeto invisível do objeto.

Desenvolvimento psicoafetivo

Aponta objetos num livro se lhe disser, mostra pelo menos três partes do seu corpo, tenta imitá-lo, corresponde a pedidos que exigem compreensão ememória, gosta de pintar com os dedos e brinca ao faz de conta.

Sociabilidade

É um rebelde com causa, faz o oposto do que se lhe diz e pode fazer birras, explora os limites da tolerância do adulto, a independência e o controloestão na linha da frente, é muito conversador e brinca junto das outras crianças, mas não com elas.

Sugestões para os pais

Respeite o desejo de autonomia e controlo da criança, reconheça e aceite a importância do conflito e ajude a criança a geri-lo e felicite as suasconquistas.


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20.º Mês

Desenvolvimento físico

Aos 20 meses o bebé já consegue caminhar e transportar objetos na mão ao mesmo tempo.

Desenvolvimento psicoafetivo

Diz frases de duas palavras, mostra e nomeia até três figuras.

Sugestões para os pais

Ao falar com o bebé transforme frases de uma palavra em frases de duas.


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22.º Mês

Desenvolvimento físico

Sobe escadas e apanha objetos com relativa facilidade.

Desenvolvimento psicoafetivo

Pede comida, bebida, brinquedos. Já consegue pedir para ir ao bacio. Consegue montar uma torre de quatro cubos e discrimina entre dois objetos.

Sugestões para os pais

Descreva as propriedades dos objetos e conte-lhe histórias infantis.


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24.º Mês

Desenvolvimento físico

Chuta a bola, equilibra-se num pé, corre, mas não é capaz de abrandar e dobrar a esquina, gosta de dançar, maior controlo dos esfíncteres, pode dizeradeus às fraldas de dia.

Desenvolvimento psicoafetivo

Descreve as propriedades dos objetos familiares e identifica-os, segue instruções simples, fala sem parar, tem sentido de humor, usa frases de pelo menos duas palavras, chega ao “não” e fazbirras.

Sociabilidade

A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos, adora canções e versos, gosta de brincar ao faz de conta, ganha independência pela negação, é possessiva em relação aos seus brinquedos e insiste nas rotinas.

Sugestões para os pais

Deixe-a vestir-se e despir-se sozinha, incentive-a a escolher a roupa, jogue à bola, cante e dance com ela.


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36.º Mês

Desenvolvimento físico

Sobe escadas, salta ao pé coxinho e de um degrau, sabe andar de triciclo, usa o lápis, constrói torres de nove ou dez cubos e aperta edesaperta botões.

Desenvolvimento psicoafetivo

É a idade dos “porquês”, sabe contar até dez, gosta de conversar e usa frases de várias sílabas, com verbos também no passado, compreende a linguagem num sentido afetivo, podereferir-se a si própria como “eu”, distingue os objetos pela forma e pela cor e copia círculos e retas.

Sociabilidade

Maior independência dos pais, tolera o atraso e aguenta a separação, está menos egocêntrica, aprende a compartilhar, brinca com osoutros e mostra empatia por eles, gosta de fazer escolhas e defende os seus hábitos racionalmente, é de emoções fortes, afetuosa,ciumenta, tem um imaginário complexo e podem surgir medos e fobias, gosta de brincar à “vida real”, sabe de que sexo é e tem umsentido seguro de si própria.

Sugestões para os pais

Respeitem a criança, não violem a sua privacidade. O leque de emoções é vasto, ajude a criança a lidar com elas, aceitando-as enquanto expressão de desejo ou de frustração, mas adequando o agir sobre elas. Peça-lhe para fazer escolhas no que vai vestir oucomer por exemplo, brinque com ela ao faz de conta seguindo as propostas dela, para estimular a sua independência e autoconfiança, jogue à Macaca e ao Rei Manda por exemplo, dê passeios e vão ao parque brincar, a criança dirá aos pais quandoquer passar a dormir sem fraldas.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Brazelton, T. B. (2000). O Grande Livro da Criança. Editorial Presença.

Hannemann, R. E. & Shelov, S. P. (ed.) (1998). The Complete and Authorative Guide: Caring for your Baby and Young Child, Birth to Age 5. The American Academy of Pediatrics.

Stoppard, M. Os Primeiros Anos do seu Filho, Editora Civilização.

Child Growth Standards: Windows of Achievment. World Health Organization.