A Organização Mundial de Saúde emitiu novas recomendações para a atividade física dirigida a crianças e jovens dos 5 aos 17 anos.
De acordo com as novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário da OMS as crianças e jovens devem realizar:
Minutos por dia de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, maioritariamente aeróbia. Por exemplo: correr, andar de bicicleta, jogar à bola, saltar à corda, nadar.
A OMS lembra que, pelo menos três vezes por semana, as crianças devem fazer atividades de fortalecimento muscular e ósseo.
Outra recomendação fundamental é limitar o tempo despendido em comportamento sedentário, particularmente tempo de ecrã.
Benefícios da atividade física nas crianças e nos jovens
Em crianças e adolescentes, a atividade física traz muitos benefícios para a saúde:
- aptidão física (cardiorrespiratória e muscular)
- cardiometabólica (pressão arterial, dislipidemias, glicose e resistência à insulina)
- saúde óssea
- desempenho escolar
- saúde mental
- redução da adiposidade
- melhoria do sono
A OMS lançou, no final de 2020, novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário.
As diretrizes foram recentemente traduzidas para a língua portuguesa pelo Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF-DGS).
As recomendações são individualizadas para crianças e adolescentes (5 a 17 anos), adultos (18 a 64 anos), idosos (65 anos ou mais), mulheres grávidas e no pós-parto, adultos e idosos com doenças crónicas, crianças, adolescentes e adultos com deficiência, e sublinham, de forma fundamental a importância de cada movimento.